Bull Terrier: Saiba tudo sobre a raça, dicas de cuidados e recomendações de produtos para seu pet!

Bull Terrier: Saiba tudo sobre a raça

Tudo sobre o Bull Terrier
Por Dr. Marcio Waldman -
15 de junho de 2014

O Bull Terrier foi criado para ser o gladiador das rinhas de briga, mas com a proibição das lutas de cães, alguns donos de Bull Terrier começaram a aprimorar a aparência de seus cães.
A nova linhagem da raça chamou a atenção do público e ganhou fama. Os cães ganharam reputação por saberem se defender, mas não por provocarem brigas, por isso foram chamados de “o cavaleiro branco”. Saiba mais sobre o carinhoso Bull Terrier.

Características do Bull Terrier
Variações
Não existe variação dentro da raça, somente algumas pequenas variações na cor da pelagem.
Tamanho
Não há um padrão nem um limite, porém são cachorros de raça média.
Pelagem
O pelo é curto, denso e rígido ao toque. Em relação a coloração, há o popular Bull Terrier Branco que pode ser todo branco ou pode ter pequenas marcações coloridas e há o colorido que mesmo que tenha algumas partes brancas é predominantemente colorido.
Padrão da raça cbkc
No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.
Temperamento
Muito divertido e engraçado, esse cachorro musculoso vai divertir a sua família, assim como te encher de carinho, pois ele é bem apegado ao proprietário. Uma figura de cachorro!!
Nível de atividade
O peludinho precisa de atividade física leve como caminhadas e passeios, para manter o tônus muscular e evitar a obesidade muito comum na raça e que pode levar a doenças sérias. Precisa também de atividade lúdica (brinquedos) para não roer móveis da casa.
Atividade de guarda
O pet tem atividade de guarda, não costuma latir, porém protege a casa e o proprietário de pessoas estranhas. Uma mordida desse grandão pode fazer estrago, a mandíbula é uma das mais potentes da espécie canina.
Inteligência e obediência:
A raça foi classificada na colocação 66a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações do livro “A Inteligência dos Cães” as classificações entre 55 a 69 são postos os cães cuja capacidade de obediência e de trabalho é classificada como razoável, necessitando de até oitenta repetições para que aprendam um comando.
Mesmo após terem aprendido, a obediência aparenta ainda ser fraca, e em apenas 30% dos casos, conseguem responder a uma ordem sem necessidade de repetição. Caso o treinador ou tutor se afaste, o tempo de resposta e a obediência diminuem consideravelmente.
Cuidados necessários
Uma alimentação balanceada com rações de boa qualidade com alta absorção e proteínas de alto valor biológico ajudam a manter a musculatura exuberante é o melhor que você pode fazer para o seu cachorro… Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet. 
Siga as instruções de quantidade diária informada pelo fabricante para evitar acumulo de peso ou obesidade no seu Bull Terrier. Exercícios físicos como já dissemos anteriormente são fundamentais para a saúde deles.
Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro! E claro, como todo cachorro de estimação gosta de ossinhos, bifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os  petiscos devem ser dados de maneira moderada.
Geralmente eles se adaptam rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, principalmente bolinhas para brincarem.
A saúde do bull terrier
A paralisia da laringe é uma doença hereditária relacionada com a raça Bull Terrier. Recomendamos visitas anuais ao médico veterinário, além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após cinco anos de idade é recomendado acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca etc.
Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erradamente denominado de limpeza de tártaro).
Dúvidas frequentes
Solta muito pelo?
Sim, uma a duas vezes ao ano a queda se acentua e no intervalo existe uma queda pequena porém constante de pelo, escovação com rasqueadeiras ou produtos específicos contra queda de pelo como o furminator conseguimos controlar facilmente a queda de pelos. Banhos semanais com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos.
Qual o clima mais adequado?
O Bull terrier vive bem em qualquer clima. Não há uma predileção para clima frio ou quente. Pela grande massa muscular raramente sente frio.
Quantos anos vive?
A raça tem uma idade média de 5 a 12 anos.
Late muito?
Via de regra, o Bull Terrier late como forma de comunicação com o proprietário, adestramento com profissional capacitado pode minimizar o latido.
Vive bem em apartamento
Sim, o Bull Terrier se adapta bem em apartamento, porém precisa de atividade física para diminuir o seu nível de energia. Alguns relatos de comportamento destrutivo (roer móveis, portas, etc) podem ter origem no baixo nível de gasto energético. Portanto, passeios diários e atividades lúdicas com brinquedos pode tornar melhor a convivência do seu Bull Terrier no seu apartamento.
O bull terrier se dá bem com crianças
Sim, as crianças adoram o Bull Terrier e eles adoram as crianças, pois eles interagem com as crianças na forma de brincadeiras. Adoram brincar de trazer bolinhas e fazem arte para chamar a atenção. As crianças se divertem com o comportamento engraçado do Bull Terrier.
Como é um filhote de bull terrier
O filhote de Bull Terrier é mais engraçadinho que o adulto, não tem ninguém que não curta esse filhotão musculoso, tarancudo e estabanado.
Quanto custa um filhote
Encontramos no mercado filhotes de Bull terrier entre R$ 800,00 a R$ 2000,00.
Canis e criadores de Bull Terrier

Canil KADESH FAMILY
Canil MINEIRBULLS
Canil DESTAKE BULLS
Canil RIO DO AREAL
Canil SERRA DOS ANJOS

Produtos recomendados:

– Ração Royal Canin Medium Adult   
– Ração Royal Canin Medium Junior 
– Ração Royal Canin Medium Light Adult 
– Ração Royal Canin Medium Sensible   
– Ração Nestlé Purina Proplan Adult Medium Breed Complete Optilife 
– Comedouros e bebedouros
– Tapetes higiênicos
– Escovas para pelos 
– Furminator

#Adestramento #bull terrier #cachorro #raça #ração

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up