Chihuahua: tudo sobre essa raça pequena e amorosa - conheça suas origens, características e cuidados essenciais para ter um pet feliz e saudável!

Chihuahua: tudo sobre essa raça pequena e amorosa - conheça suas origens

Chihuahua: tudo sobre esse cachorro pequeno e simpático
O Chihuahua é a menor raça do Mundo, mas não é só pelo tamanho que eles chamam atenção. Seu temperamento também é muito apreciado pelos amantes de pets!

Por YesPets -
16 de outubro de 2022

Você é um apaixonado por Chihuahuas e tem o sonho de ter um? Então, já se prepare sabendo tudo sobre essa raça e fique pronto para essa grande missão que é cuidar desse pet!
Para quem gosta de raças de cachorro pequeno, o Chihuahua é perfeito! Se trata da menor raça de cachorro do Mundo, e encanta a todos com seu tamanho, coragem e fofura. Se você quer conhecer mais sobre esses pequenos, continue lendo, pois nesse artigo vamos te contar tuuudo sobre eles! 

História do Chihuahua
O nome deles pode ser difícil de escrever, alguns até arriscam chamando de  “chuaua”, mas já parou para pensar qual a origem desse nome: chihuahua? É devido ao Estado de “Chihuahua”, no México. Esse local é onde a raça vivia de forma selvagem até ser capturada pelos índios e domesticada. 
Entretanto, esses pequenos possuem muitos ancestrais semelhantes que estão em diversas decorações de artefatos antigos, como é o caso do Techichi, que era uma raça maior e mais pesada que o Chihuahua.
Apesar de ser uma das raças mais antigas das Américas, o Chihuahua só ficou mundialmente popular por volta do século XIX, quando os norte-americanos encontraram diversos exemplares da raça no México. 
Comportamento do Chihuahua
Não se deixe enganar pelo tamanho pequeno, pois os chihuahuas tem muita “personalidade”. São cães muito corajosos, atentos e inquietos, mas apesar de todo esse jeito de cachorro grande e “durão”, eles são muuuuito amorosos e leais com sua família. 
Seu tamanho é pequeno e compacto, o que o deu fama de ser um “cão de bolsa”. Essa fama é muito positiva para os chihuahuas, pois se tem algo que eles amam é passar muito tempo ao lado dos tutores.
Apesar de ser um pet versátil, não deixe de passear com ele no chão, fazer aquele passeio “raiz” mesmo. Deixe que seu chihuahua viva seu comportamento e se conecte com os aromas, com as texturas, veja as paisagens e viva os detalhes que um passeio na guia em contato com o chão proporcionam. 
Morar com um chihuahua requer pulso firme, caso o contrário, se contente em ser comandado por esse baixinho, pois ele fará o que ele quiser. Impor regras para um chihuahua pode não ser uma missão fácil, mas não é impossível. 
A raça é bem inteligente, por isso, você pode investir em ensinar seu chihuahua a ter bons modos, mas nunca com grosseria. Eduque o pet de modo gentil e positivo.
Além de ser a menor raça do Mundo, os chihuahuas são os menores cães de guarda. Eles têm um temperamento alerta e desconfiam de estranhos. Por isso, não são tão abertos com quem não conhecem. 

Características do Chihuahua
A principal característica do Chihuahua é que ele é bem pequeno. Seu tamanho varia entre 12cm a 20cm. Além de pequenos, esses cães são beeeem levinhos, pesando em torno de 1 a 3kg. 
Outra característica que chama atenção nessa raça é a sua pelagem. Existem duas variedades: o Chihuahua de pelo curto e o Chihuahua de pelo longo. O cuidado com ambas é bem semelhante, mas claro que com os exemplares de fios mais longos é preciso uma dedicação a mais na frequência em que se escova – uma vez na semana é o ideal – para ele não acabar cheio de nós nos pelos.
As cores de chihuahua também encantam muita gente. Isso porque é possível encontrar esses pequenos em todas as cores, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Porém, a única variação de cor que não é aceita é a merle – manchas sobre uma pelagem sólida ou bicolor. Entre as cores mais populares, estão: fulvo, dourado e branco com dourado. 
Cuidados com Chihuahua
Assim como com qualquer outro pet, é preciso ter atenção e dedicação aos  cuidados com Chihuahua. Para que você conheça mais sobre a saúde dessa raça, separamos alguns pontos que você precisa saber antes de adotar: 
Saúde: esses pequenos têm uma saúde forte, mas, infelizmente, isso não diz respeito a todos. Alguns chihuahuas podem apresentar problemas cardíacos, problemas oculares – como glaucoma – luxação patelar e epilepsia. Por isso, é preciso sempre ficar atento à saúde do seu pet, realizando check-ups anuais. Uma boa opção para cuidar da saúde do seu chihuahua de forma econômica e completa é optando por um plano de saúde pet. Cuidado com o frio: chihuahuas não se dão muito bem no frio, já que sua origem é mexicana, de lugares bem quentes. Ou seja, nos dias mais frios, aposte em roupinhas para esquentar o pet. Lágrima ácida em Chihuahua: uma questão que pode afetar essa raça é em relação à “lágrima ácida”. É uma condição bem comum em diversas raças, incluindo os chihuahuas. Mas, calma! Nem sempre essas lágrimas são sinais de algum problema de saúde do seu pet. Nesses casos, o indicado é levar o chihuahua ao médico-veterinário para que ele analise o caso e indique a melhor forma de tratamento. Limpeza dos dentes: assim como ocorre com muitos cães de porte pequeno, os dentes do chihuahua podem acumular placa bacteriana – o  famoso “tártaro” – resultando em mau hálito e podendo evoluir para problemas mais graves. Por isso, fique de olho na saúde bucal do seu peludo e limpe diariamente seus dentinhos. 

Chihuahua precisa se exercitar?
Exercícios são bons e necessários para todos os cães, mas claro que cada raça precisa de um nível diferente de exercício. Os chihuahuas gostam de brincar, correr e se exercitar, e caso você seja do time de tutores que não tem grandes espaços para o cachorro correr, sem problemas, pois o chihuahua não demanda muito espaço e se satisfaz bem em ambientes menores. 
Na hora de passear com chihuahua, não o force a caminhar demais e nem muito rápido, pois seu tamanho não o ajuda tanto nisso. Tenha bom senso e faça caminhadas curtas e lentas. Ao notar que o pet está se esforçando demais e ofegante, é melhor pausar ou continuar a caminhada com ele em seu colo. 
Essa raça adora agradar seus tutores e se dá bem com treinamentos positivos. Por isso, uma boa pedida para exercitar e divertir o seu chihuahua é incluindo em sua rotina esportes caninos, como desafios de obediência e agility.
Curiosidades sobre os chihuahuas
Agora, para te encantar ainda mais com essa raça, vamos te mostrar cinco curiosidades sobre os chihuahuas. Será que você já conhece alguma delas? 
Socialização: os chihuahuas até se dão bem com outros cães, mas preferem estar na companhia de outros chihuahuas, como se fossem um verdadeiro clã. Expectativa de vida: esses pequenos vivem muito! A expectativa de vida do chihuahua é de 14 a 16 anos. Porém, há cães dessa raça que ultrapassam a média, como é o caso do chihuahua TobyKeith, de 21 anos, considerado o cão vivo mais velho do Mundo.São muito populares: seja no mundo dos famosos ou na casa dos tutores, os chihuahuas são celebridades. Segundo o Pet Censo 2021, o chihuahua fica em 22º no ranking de raças mais populares do Brasil. Estrelas de cinema: a raça já estrelou vários filmes, como o grande sucesso da década de 2000: “Legalmente Loira” e a sua sequência, “Legalmente Loira 2”. Para quem ama filmes de chihuahua, também pode maratonar a trilogia de “Perdido Pra Cachorro”, que conta com um grande elenco de chihuahuas. Menor cachorro do Mundo: além de deterem o recorde de serem a menor raça de cachorro que existe, também são campeões no recorde de menor cachorro do Mundo. Se trata da chihuahua Miracle Milly, que mede 9,65 cm de altura e pesa 500 gramas!

Agora que viu tudo sobre os chihuahuas e essas curiosidades, mata uma curiosidade nossa: você já teve/ tem um pet dessa raça ou sonha em ter um? Conta para a gente aqui nos comentários!

#chihuahua #cuidados #YesPets #racas

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up