Conheça o inteligente e fiel Boxer: características, temperamento e cuidados para mantê-lo saudável e feliz. Descubra os melhores produtos para seu pet! #Boxer #raça #inteligente #cuidados #saúde

Conheça o inteligente e fiel Boxer: características

Boxer
Por Dr. Marcio Waldman -
1 de setembro de 2014

O Boxer é originária da Europa Central e seus ancestrais são duas raças que não existem mais: o Danziger Bullenbeisser e o Brabenter Bullenbeisser. Esses cães eram usados para a caça de animais como javalis selvagens e veados.

O nascimento do Boxer foi por volta de 1830 quando caçadores alemães cruzaram os Bullenbaisers com cães do tipo mastiff, terriers e com Bulldogs. O resultado foi a raça atual de porte médio, ágil e forte. O Boxer é um cachorro fiel e dócil, embora assustem com a sua fisionomia “brava.
Características do Boxer
Variações
Não existem variações da raça, nem de tamanhos reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI).
Tamanho do Boxer
É um cachorro considerado de porte médio. O tamanho máximo de um Boxer é de 57 a 60 centímetros com peso de 25 a 30 kg.
Pelagem do Boxer
O Boxer possui pelos curtos, densos e brilhantes. As cores permitidas são: fulvo (da cor bege até vermelha) com focinho e região buco nasal preta (mascara preta). Existe também a variedade rajada com listras escuras sob o fundo fulvo.
Padrão da raça CBKC
No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.
Temperamento do Boxer
Amigo, fiel, companheiro leal, guardião, afetuoso e extrovertido descrevem a raça. É considerada uma eterna criança, por isso interagem tão bem com a família e com outros animais.
Nível de atividade
O Boxer precisa de atividade física diária, mas se tiver tendência à obesidade o exercício físico deve ser mais intenso. Se diverte bem com brinquedos lúdicos, bolinhas, brinquedos com corda e com outros cachorros.
Atividade de guarda
O Boxer tem um instinto de cão de guarda, em casos extremos é capaz de atacar um invasor, porém está sempre alerta contra perigos.
Inteligência e obediência do Boxer
A raça foi classificada na colocação 48a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações de 40 a 54 encontra-se listados os cães de inteligência de trabalho e obediência intermediária, que precisam de até quarenta repetições para que aprendam um novo comando, demonstrando, após vinte repetições, um entendimento rústico da ordem dada. Em 50% dos casos, depois de treinados, respondem aos comandos sem necessidade de repetição. Todavia, a confiabilidade de execução depende do treinamento investido. Seu tempo de resposta é considerado lento.
Cuidados com o seu boxer
Uma alimentação balanceada é fundamental para manter saudável o seu Boxer, principalmente com rações super premium para porte médio. Nessas rações os cachorros comem menos quantidade e tem um maior aproveitamento além de outros benefícios nutricionais importante. Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet. Passeios e exercício lúdico são importantes para o bem estar de saúde e mental do seu cachorro. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial ou shampoo neutro e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro! Como todo cachorro gosta de ossinhos, bifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam e aprendem rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, .
A saúde do Boxer
As principais doenças ligadas à raça são: cardiomiopatia dilatada, hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo ou doença de cushing, obesidade, estenose pulmonar, displasia coxo femural, dermatite seborreica, piodermite e sarna demodecica. É uma raça mais acometida por neoplasias, algumas muito prevalente na raça como o mastocitoma. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após quatro anos de idade é recomendada acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca e etc. Cuidados com os dentes e a boca são importantes, principalmente pela baixa congruência dentária, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erroneamente denominado de limpeza de tártaro), assim como o oferecimento de petiscos que ajudam na limpeza dentária.
Dúvidas frequentes sobre a raça
Solta muito pelo
O Boxer, por ter pelo curto, realiza duas vezes ao ano uma grande troca de pelos e durante esse intervalo ocorre queda de pelo de menor intensidade, geralmente não costuma incomodar o proprietário. Se você perceber uma queda de pelo acentuada e contínua, provavelmente pode estar ocorrendo alguma doença dermatológica de base como, por exemplo, seborreia, dermatite seborreica, seborreia seca, piodermite superficial ou sarna demodecica que está predispondo a queda de pelo, nesse caso é recomendado consultar um veterinário para o diagnóstico definitivo e medidas de controle. Banhos semanais, escovação com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos.
Qual o clima mais adequado para o Boxer
A raça se adapta tanto em clima quente como clima frio. Porém por ter uma cobertura pilosa curta necessita de roupinhas em climas muito frios.
Quantos anos vive um Boxer?
A raça tem uma vida média de 5 a 11 anos.
O boxer late muito?
O Boxer late pouco, somente para se comunicar ou alertar o proprietário.
Vive bem em apartamento?
Sim, o Boxer vive bem em apartamento, desde que passeie diariamente. Aprende com facilidade a fazer xixi e coco no local certo. Fica sozinho durante o dia desde que tenha sido acostumado e adestrado para isso.
O Boxer se dá bem com crianças?
Sim, o a raça se dá bem com crianças. É considerado um cachorro babá, embora não faça sentido deixar um cachorro cuidar 100% de crianças.
Qual o dono ideal para o Boxer?
O Boxer se adapta a maioria dos estilos de vida do proprietário, é um cão muito flexível e fácil de se adaptar ao dia a dia.
Como é um filhote de Boxer?
O filhote dessa raça é uma delícia! Ele é pequeno, alegre, saltitante e tem uma cara de enfezadinho.
Quanto custa um filhote de Boxer?
Encontramos no mercado filhotes entre R$ 1000,00 a R$ 3000,00.
Produtos recomendados para Boxer

– Ração Premier Pet Ambientes Internos Cães Filhotes Frango e Salmão
– Ração Premier Pet Ambientes Internos Cães Adultos Frango e Salmão
– Ração Premier Pet Ambiente Interno Cães Castrados
– Ração Premier Pet Ambientes Internos Cães Adultos Light
– Ração Royal Canin Medium Adult para Cães de Raças Médias Adultos a partir de 12 Meses de Idade
– Ração Royal Canin Medium Junior para Cães de Raças Médias Filhotes de 2 a 12 Meses de Idade
– Ração Royal Canin Medium Adult 7+
– Ração Royal Canin Medium Dermacomfort para Cães de Raças Médias Adultos ou Idosos Pele
– Ração Royal Canin Medium Sensible para Cães de Raças Médias Adultos ou Idosos Sensíveis
– Ração Royal Canin Medium Light para Cães de Raças Médias Adultos ou Idosos Obesos
– Ração Nestlé Purina Proplan Adult Medium Breed Complete Optilife
– Ração Nestlé Purina Proplan Adult Cães Optifit Reduce Calorie
– Ração Nestlé Purina Pro Plan Dog Optiderma Sensitive Skin Adultos
– Ração Nestlé Purina Revena para Cães Filhotes Raças Pequenas
– Ração Nestlé Purina Revena para Cães Adultos Raças Pequenas
– Comedouros e bebedouros
– Tapetes higiênicos
– Escovas para pelos
– Furminator
– Frontline

Fotos e imagens do Boxer
            
 
 
Imagens via Wikipedia | Pixabay
 

#raça

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up