Controle de carrapatos em cães: tipos, formas de prevenção e produtos recomendados

Controle de carrapatos em cães: tipos
índice
  1. Controle de carrapatos em cães
    1. Tipos de carrapato
    2. Controle de carrapatos
    3. Perguntas e respostas sobre controle de carrapatos em cães
    4. Curiosidades sobre carrapatos em cães
    5. Dicas para manter seu cão livre de carrapatos

Controle de carrapatos em cães

Controlar parasitas externos em pets nem sempre é uma tarefa fácil. Quando falamos de carrapatos, o cuidado precisa ser ainda maior, pois eles podem transmitir doenças sérias capazes de colocar a vida dos cães em risco. Por isso, é importante conhecer os tipos de carrapatos, as formas de controle e as opções de produtos disponíveis no mercado para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet.

Tipos de carrapato

Existem diversos tipos de carrapatos e alguns deles possuem predileção por cachorros, como é o caso do “carrapato marrom” (Rhipicephalus sanguineus). Apesar deste ser o comumente visto em nossos pets, isso não quer dizer que é o único carrapato que pode prejudicar nossos animais.

O “carrapato estrela” (Amblyomma cajennense), bastante popular em áreas rurais, também é frequentemente visto em cães que moram na cidade e isso acontece porque hoje em dia levamos nossos pet conosco para lugares variados, facilitando essa “troca” de parasitas e permitindo que parques e praças, por exemplo, fiquem infestados. Neste outro post, falamos mais sobre carrapatos e seus tipos.

Controle de carrapatos

O controle de carrapatos em cachorros basicamente pode ser feito de duas formas que são complementares: controle ambiental quando há uma infestação na residência ou em casas próximas e com o uso contínuo de produtos “anticarrapatos”.

Muitos antipulgas são também “anticarrapatos”. Com isso, podemos evitar dois (ou mais) parasitas de uma só vez. Hoje em dia, no mercado veterinário, existem opções que vão desde as famosas – e mais antigas – pipetas até as coleiras, sprays e comprimidos que não somente tratam infestações já existentes, mas previnem as novas e eliminam com rapidez os parasitas que se aproximarem do seu pet. Confira algumas opções:

  • Frontline
  • Bravecto
  • Nexgard
  • Vectra
  • Seresto

Vale lembrar que mesmo usando produtos que combatem e evitam a presença de carrapatos em cachorros, nem sempre eles garantem que o pet não terá “doenças do carrapato”. Consulte um médico veterinário de sua confiança em casos de dúvidas e para escolher o melhor produto para o seu peludo.

Perguntas e respostas sobre controle de carrapatos em cães

A seguir, confira algumas perguntas e respostas que podem ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre o controle de carrapatos em cães:

  1. Como sei se meu cão está com carrapatos?
    Alguns sintomas comuns de infestação por carrapatos em cães incluem coceira excessiva, vermelhidão na pele, presença de pequenos pontos pretos (fezes do carrapato) e, em casos mais graves, anemia e perda de peso. Se notar algum desses sinais, é importante levar seu pet ao veterinário.
  2. Como posso prevenir que meu cão tenha carrapatos?
    Além de manter o uso contínuo de produtos “anticarrapatos”, é importante também realizar a limpeza e higienização do ambiente onde o cão vive, evitando assim a proliferação dos parasitas.
  3. É possível que meu cão pegue carrapato apenas passeando na rua?
    Sim, é possível que o cão pegue carrapato apenas passeando na rua, pois esses parasitas podem estar presentes em locais como parques, praças e até mesmo no gramado de casa.
  4. Quais são as doenças que os carrapatos podem transmitir para os cães?
    Os carrapatos podem transmitir diversas doenças para os cães, como a erliquiose, a babesiose e a doença de Lyme. Por isso, é importante manter o controle desses parasitas em dia.
  5. Qual a importância de utilizar produtos “anticarrapatos” em cães?
    Além de prevenir a infestação por carrapatos, os produtos “anticarrapatos” também ajudam a prevenir a transmissão de doenças para os cães, garantindo assim sua saúde e bem-estar.
  6. É necessário trocar o produto “anticarrapatos” utilizado no cão?
    Sim, é importante sempre seguir as orientações do fabricante e do médico veterinário sobre a frequência de uso e troca do produto “anticarrapatos”, pois isso pode variar de acordo com o tipo de produto e a necessidade do animal.
  7. O uso de coleiras “anticarrapatos” é eficaz?
    Sim, as coleiras “anticarrapatos” podem ser uma boa opção para o controle desses parasitas, mas é importante lembrar que elas devem ser trocadas de acordo com as orientações do fabricante.
  8. O que devo fazer se encontrar carrapatos no meu cão?
    Se encontrar carrapatos no seu cão, é importante removê-los imediatamente com o auxílio de uma pinça e, em seguida, levá-lo ao veterinário para avaliação e possível prescrição de medicamentos.
  9. Preciso tomar alguma medida extra se meu cão teve carrapatos?
    Sim, é importante realizar uma limpeza e higienização do ambiente onde o cão vive para evitar que outros carrapatos se proliferem e infestem novamente o animal.
  10. Posso utilizar produtos “anticarrapatos” em filhotes de cães?
    Nem todos os produtos “anticarrapatos” são recomendados para filhotes de cães. Por isso, é importante sempre consultar um médico veterinário antes de utilizar qualquer produto em filhotes.

Curiosidades sobre carrapatos em cães

Além de conhecer as formas de controle e prevenção de carrapatos em cães, é sempre interessante saber mais sobre esses parasitas. Confira algumas curiosidades sobre carrapatos em cães:

  • Os carrapatos podem sobreviver por até dois anos sem se alimentar.
  • Além de transmitir doenças para os cães, os carrapatos também podem transmitir doenças para os humanos, como a febre maculosa.
  • O maior carrapato já encontrado no mundo foi uma fêmea da espécie Amblyomma hebraeum, que chegou a medir mais de 2,5 cm de comprimento.
  • Os carrapatos não pulam, eles se soltam do lugar onde estavam e se prendem em outro animal ou objeto que esteja passando.
  • Os carrapatos possuem três pares de patas, mas apenas o par da frente é visível.

Dicas para manter seu cão livre de carrapatos

Além de realizar o controle e prevenção de carrapatos em cães com o uso de produtos adequados, é importante também adotar algumas medidas para manter seu pet livre desses parasitas. Confira algumas dicas:

  • Mantenha a limpeza e higienização do ambiente onde o cão vive, realizando uma limpeza regular do local e evitando o acúmulo de folhas e galhos no quintal, por exemplo.
  • Evite levar seu cão para locais com grande infestação de carrapatos, como matas e áreas rurais, principalmente se ele não estiver protegido com produtos “anticarrapatos”.
  • Realize inspeções regulares no corpo do seu cão, principalmente após passeios em locais onde possa haver carrapatos.
  • Caso encontre carrapatos no seu cão, remova-os imediatamente e, se necessário, leve-o ao veterinário para avaliação e tratamento adequado.

Agora que você já sabe como realizar o controle de carrapatos em cães, não deixe de seguir as dicas e orientações para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet. Lembre-se sempre de consultar um médico veterinário de confiança para escolher o melhor produto e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up