"Cuidados essenciais para gatos em todas as fases da vida: dicas de alimentação e saúde por Hills"

Cuidados essenciais para seu gato em qualquer fase de vida
Por Hills -
5 de outubro de 2020

Quais são as fases de vida dos gatos? Tenho certeza que você pensou em: filhotes, adultos e idosos. De acordo com a instituição de caridade International Cat Care, gatos passam por estágios de vida distintos, todos com suas particularidade de manejo e alimentação. Continue lendo este artigo para identificar em qual estágio seu gato está e como você pode fornecer o melhor cuidado e alimentação para sua idade. 
Filhotes (De 0 a seis meses): Um filhote é o equivalente a um bebê. Durante os primeiros seis meses de vida, o filhote fará rapidamente a transição de estágios semelhantes aos de uma criança – do recém-nascido à criança, da pré-escola a adolescência.  

Aparência 

Orelhas e rabo mais curtos que crescem e se tornam mais proporcionais ao corpo à medida que amadurecem.

Comportamento

No começo dependem completamente de sua mães e da ajuda dos humanos em todos seus aspectos de cuidado e proteção. 
À medida que crescem e desenvolvem novas habilidades para explorar o ambiente, são movidos pela curiosidade.

Cuidados e disciplina: filhotes exigem muita paciência e supervisão

Bloqueie aberturas de ventilação e outros lugares perigosos em que ele é pequeno o suficiente para escalar ou engatinhar. 
Coloque fios e cabos elétricos fora do alcance.
Mova as plantas para onde não pode alcançar e proteja as janelas e portas para impedir que fuja. 
A vacinação é muito importante. Consulte o veterinário para estabelecer o correto protocolo de vacinação
Incentivar a socialização com outras pessoas e animais da casa.

Necessidades nutricionais

Alimento com qualidade e quantidade de proteína adequada para apoiar seu crescimento e desenvolvimento. 
Devem ser alimentados com rações de alta qualidade, especialmente formuladas para sua fase de vida, que irá assegurar seu crescimento corpóreo saudável. 
Ofertar refeições menores com maior frequência ao longo do dia, mas sem ultrapassar a quantidade estipulada para o peso do animal descrita na embalagem da ração.

Filhotes para jovens adultos (de seis meses a dois anos): Essa fase é o equivalente a adolescência e durante ela o gato perde sua aparência infantil quando atinge sua maturidade física e sexual. Também irá perder sua personalidade de filhote e demonstrar seu comportamento característico de sua personalidade.

Aparência

Os surtos de crescimento que deixam uma aparência longa e magra.

Comportamento: Essa é uma fase de transição da vida do gato.

Ficam cada vez mais tranquilos e aprender a se comportar como um gato adulto.
Quando chega aos 18 meses provavelmente estará muito mais calmo.

Cuidados e disciplina

Atenção sempre ao calendário de vacinação estabelecido com seu veterinário
Deixa de lado seu comportamento de filhote. O treinamento nessa fase é geralmente através do reforço das regras e limites, além da socialização.  

Necessidade nutricionais

Realizar transição alimentar de uma ração de filhotes para adultos com 1 ano de idade.
Incentivar a alimentação tanto com rações secas quanto úmidas.
Após castração: monitorar a quantidade de alimento oferecida para garantir que não seja oferecida em excesso e o animal se torne obeso. 

Gatos adultos (três a seis anos): Nesta fase seu gato está no auge de sua vida – o equivalente a um humano na casa dos vinte a trinta anos. 

Aparência 

Tamanho e altura máximas, mas não com sobrepeso. Seu corpo deve ser esbelto e seus pelos saudáveis e brilhantes. 

Comportamento 

Demonstra seu real temperamento de adulto, que pode variar entre os animais.
Deve ser ativo, brincalhão e com suas rotinas e território bem estabelecidos. 

Cuidados e disciplina 

Os cuidados devem envolver checkups regulares de saúde. 
Caso opte por adotar um gato adulto, você ainda pode discipliná-lo. Diferente dos cães, esses animais são mais independentes por natureza, por isso pode parecer difícil de corrigi-lo, mas é definitivamente possível, portanto, seja paciente.

Necessidades nutricionais 

Indicado alimento específico para adultos, salvo quaisquer considerações especiais de saúde que possam surgir e que exijam um alimento específico. 

Gatos maduro (acima de sete anos): Um gato maduro é equivalente a humano de meia-idade, acima dos quarenta e cinquenta anos. 

Aparência 

São mais propensos ao ganho de peso e a obesidade. 
Mostram sinais de envelhecimento, começam a desenvolver maior quantidade de pelos brancos e menos brilhosos.

Comportamento 

É comum que fiquem menos ativos, pois são propensos a problemas de mobilidade, como artrites e outros problemas articulares. 

Cuidados e disciplina

Requerem maior atenção, pois correm maior risco a obesidade e outros problemas de saúde. 
É importante realizar exames regulares com o veterinário.
Certifique-se que sua caixa de areia seja fácil  para entrar.
Comida e água sejam fáceis de acessar. 

Necessidades nutricionais 

Alimento de alta qualidade específico para animais idosos deve atender todas suas necessidades nutricionais específicas. 
Alimento úmido auxilia a ingestão de água pelo animal.
Caso seu animal desenvolva problemas de saúde, seu veterinário pode poderá prescrever uma ração coadjuvante como parte do tratamento. 

Para uma nutrição saudável de seu amigo felino, a Hill’s oferece alimentos formulados para atender as diferentes necessidades nutricionais para cada fase de vida. 
Para gatos filhotes, temos a Hill’s Science Diet Felino Crescimento Saudável, indicado para gatos filhotes, do desmame até um ano de idade. Este produto contém  DHA – do óleo de peixe- de alta qualidade para suporte nutricional ao desenvolvimento saudável dos filhotes, taurina para suporte à visão e coração saudáveis, complexo antioxidantes comprovados para suporte à saúde celular.
O Alimento Hill’s Science Diet Felino Adulto Cuidado Excelente é indicado para gatos adultos entre 1 e 6 anos de idade, com proteínas de alta qualidade para uma condição corpórea ideal, fibras de alta qualidade, ácidos graxos e antioxidantes que ajudam a manter a pele, pelagem e digestão saudáveis.
A Hill’s Science Diet Felino Adulto 7+ Longevidade Ativa é indicada para felinos acima de 7 anos de idade. Para a manutenção da saúde de seu pet, este alimento oferece proteínas de alta qualidade para uma condição corpórea ideal, fibras de alta qualidade, ácidos graxos e antioxidantes clinicamente comprovados que ajudam a manter a pele, pelagem e digestão saudáveis, além de baixos níveis de sódio e fósforo para manutenção da saúde dos rins e de outros órgãos vitais.
Concluindo, os gatos passam por inúmeras mudanças ao longo de suas vidas. Ao reconhecer o estágio atual da vida de seu gato, você será capaz de adequar seus cuidados para saúde, nutrição e qualidade de vida ideais, para que vocês possam dividir a alegria de viver juntos. 

#gato #Hills #nutrição #YesPets #saude

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up