"Cuidados com pets idosos no inverno: mantenha seu animalzinho saudável e aquecido"

Cuidados com pet no inverno: cuidando de pets idosos
Os cuidados com pet no inverno são imprescindíveis, mas os pets idosos precisam de cuidados redobrados. Saiba como cuidar bem do seu animalzinho nesta época do ano.

Por Andréia Regeni -
21 de junho de 2023

Como cuidar dos pets idosos?
O inverno é uma estação que costuma trazer, junto com o frio, possíveis efeitos sobre a saúde dos animais. Os pets mais idosos são ponto de atenção nesta estação, e devemos redobrar alguns cuidados que temos nas demais épocas do ano.

Para começar, afinal, com qual idade o pet se torna idoso? 
Cada espécie tem uma expectativa de vida e desenvolvimento diferentes. Para o cachorro, por exemplo, tamanho e raça podem ser determinantes para se descobrir que se chegou nesta etapa da vida, pois algumas vivem mais que outras. Aqui, vamos focar na idade média que isto acontece: aos sete anos, a maioria dos cachorros já podem ser considerados idosos. Falamos, inclusive, sobre essa determinada idade para os cães aqui no blog da Pet, onde indicamos alguns sinais de que o pet é idoso: pelos brancos, principalmente ao redor do focinho e dos olhos, diminuição da disposição, dificuldade para se levantar ou correr e perda dentária são os principais sinais que indicam que um cachorro está ficando velho.
Já os gatos mostram os seus primeiros sinais de envelhecimento aos doze anos, e considerados geriatras a partir dos quinze. Dificuldades na audição, fadiga,  problemas de visão, alteração de apetite, são alguns sinais de que o gatinho atingiu a idade idosa. 
Quais são as doenças típicas em pets no inverno?
As doenças mais comuns são resfriado, gripe e tosse. Apesar de simples, estes sintomas devem ser tratados precocemente para que não haja agravamento da doença. 
Algumas doenças já existentes podem piorar nos dias de frio, como hérnia de disco, asma, dores articulares, traqueobronquite canina e rinotraqueíte felina.
Quando falamos de “gripes” em pets, os principais sintomas são os espirros, tosse e febre, mas podem evoluir, se não tratados, para perda de apetite, prostração e até mesmo óbito se não tratada adequadamente. 

Como saber se seu pet está sentindo dores articulares no inverno? 
Esteja atento ao comportamento do seu pet. Sintomas como indisposição, dificuldade de locomoção, tremores, sensibilidade ou desconforto ao ser tocado, rigidez, entre outros sintomas, podem ser indicativos de dores articulares. Procure o médico veterinário e entenda o tratamento adequado ao pet. Existem diversos tratamentos que podem ajudar o seu animal a se sentir melhor, desde o uso de medicamentos, como também fisioterapia, massagens, sessões de exercícios etc. Conheça mais os sintomas: anteriormente, publicamos em nosso blog o artigo Problemas Articulares em cães: quais são e como tratar. 

Cães e gatos sentem frio? Como ajustar o ambiente para aquecê-los? 
Pets idosos possuem maior dificuldade em manter a temperatura corporal e precisam de maior suporte, para que não aconteça perda de imunidade, deixando-os mais suscetíveis ao aparecimento de doenças. 
Caminha aquecida
Devemos nos atentar em manter os pets aquecidos, disponibilizar mantas e cobertores nos ambientes que eles frequentam, como a casinha e a caminha – estas, aliás, devem permanecer protegidas do frio, ventos e chuvas.
Uso de roupinha
E roupinha? Elas ajudam a manter os pets aquecidos, porém muitos podem se sentir desconfortáveis e até mesmo serem alérgicos a alguns tecidos. Fique de olho! 
Como cuidar de pet no inverno: dicas essenciais
Vacinação
É importantíssimo manter as vacinas do seu pet em dia, assim como as visitas ao médico-veterinário, independentemente, inclusive, da época do ano. Assim como nós, os animais sentem as mudanças de temperatura. 
Alimentação
A alimentação balanceada e rica em nutrientes é essencial para o bem-estar do animal. Saiba quais são as necessidades de seu pet. Animais idosos, em alguns casos,  necessitam de suplementos para manter a imunidade. Converse com o médico-veterinário e observe sempre o comportamento do animal. Mantenha-o hidratado, com água limpa e fresca à disposição. 

Estímulos no dia a dia
Estar com a atividade física em dia é um fator de extrema importância. Devemos nos atentar aos horários em que as temperaturas estão mais altas para passear com o pet. Estimular o pet a brincar pode mantê-lo mais relaxado e, assim, com menos frio. 
Banho e tosa
Evite banhos em excesso, pois eles podem tirar a proteção natural que o pet tem na pele. Banhos à secos são uma ótima opção para intercalar com o banho tradicional. A tosa deve ser repensada quando feita para fins estéticos, pois o pelo do animal é uma proteção térmica. 
Seja cuidadoso
Seja um tutor atento com comportamento e possíveis sintomas de seu pet e tenha um inverno saudável com o seu pet!

#cuidados com pets idosos #inverno #pets idosos

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up