"Descubra tudo sobre o gato Munchkin: da origem à curiosidades, saiba mais sobre o gato anão com patinhas curtas e personalidade amorosa"

Gato Munchkin: saiba tudo sobre o gato anão
Ass patinhas curtas são marca registrada desta raça, que além da fofura, possui um temperamento amoroso e encantador.

Por YesPets -
21 de março de 2024

O gato Munchkin se parecee muito com diversas outras raças de felinos, mas tem uma característica que o torna diferente de todos: suas pernas curtas. Esse detalhe dá um charme ao pet e encanta a todos. Conhecido como gato anão, esses pequenos são fofos e possuem um ótimo temperamento. Por isso, confira nosso post para conhecer mais sobre esse bichano. 

Qual a origem do gato Munchkin? 
Relatos de gatos de pernas curtas já existiam por volta dos anos 40, na Europa. Porém, esses felinos desapareceram durante a Segunda Guerra Mundial, só ressurgindo em 1956, em Stalingrado, na Rússia. Porém, o gatinho que seria de fato responsável pela criação da raça Munchkin só foi descoberto 30 anos depois.
Foi na década de 80, em Louisiana, nos EUA, que a criadora de gatos Sandra Hochenedel encontrou na rua uma gata com pernas curtas, que batizou de Blackberry. Essa gatinha procriou e deu à luz a uma ninhada de “gatos anões”, os antepassados do Munchkin. 
Porém, foi somente na década 90 que a raça se popularizou e foi oficializada pela The International Cat Association (TICA), a maior associação de registro genético de gatos do mundo. 

Principais características da raça de gato anão 
Fofo, com pelagem variada e temperamento dócil, o Munchkin não se diferencia muito de outros gatos, a não ser, claro, pelo tamanho de suas pernas, que são bem mais curtas do que vemos em outras raças. 
Se você quer adotar um Munchkin, é hora de entender todos os detalhes sobre essa raça de gato anão. Confira: 
Pelagens do “gato rebaixado”
Você pode encontrar a raça de gato anão com variadas pelagens, isso é, diversas cores e comprimentos de pelo. É possível ter um munchkin de pelo longo, médio ou curto. 
Conheça o temperamento do Munchkin 
Ter um gato Munchkin é ter um felino muito curioso e inteligente, que irá explorar todos os detalhes de onde estiver, além de poder facilmente aprender truques e a andar de coleira, se assim o tutor quiser. 
Esses gatinhos são aventureiros natos, que amam caçar brinquedos, socializar e esconder objetos. Quando curiosos, sentam com as patas traseiras, assim como cangurus e coelhos. Além disso, o gato rebaixado se dá bem com crianças e cães.
Cuidados com o gato anão 
Apesar de menores, não se engane, os munchkins são habilidosos e possuem uma saúde de ferro. Porém, alguns cuidados são necessários para que o gatinho não sofra lesões, já que suas pernas são curtinhas.
O principal cuidado é com relação aos móveis da casa que o gato terá acesso para pular e o ambiente que será gatificado. Isso porque, diferentemente dos gatos com pernas de tamanho normal, o gato salsicha pode se machucar ao pular de lugares muito altos. Portanto, planejar a altura do playground e dos móveis é essencial. 
Porém, não precisa ter tanto medo, já que, como dissemos, esses pequenos são muito habilidosos e inteligentes, e com certeza tentarão contornar os desafios da melhor maneira. 
Outros cuidados que você deve ter com o seu gato rebaixado – e que valem para todos os felinos – são:

Manter as vacinas, vermífugos e antiparasitários em dia;
Escovar os pelos semanalmente;
Ficar de olho na saúde de sua coluna;
Oferecer uma ração de boa qualidade;
Ofertar alimentos úmidos e fontes para ajudar na hidratação diária;
Ter um ambiente gatificado e brincar com o pet;
Não possuir rotas de fuga em casa e ter janelas teladas. 

Cuidados na alimentação do Munchkin
O Munchkin não prevê nenhuma alimentação especial que se diferencie de outros gatos, a não ser que ele possua alguma doença ou problema de saúde que exija isso. O ideal é manter uma dieta de qualidade, balanceada, além de exercícios físicos diários para que o pet não fique com sobrepeso, pois esse sim será um problema, já que a raça possui um corpo esguio e pernas curtas, que podem ser afetados. 
Para entender qual a melhor ração para gato e qual o estado de saúde do bichano, é recomendado levá-lo para uma consulta no médico-veterinário, além de check-up anual. 
Curiosidades sobre o gato salsicha 
Os gatos anões possuem diversas curiosidades. Por isso, separamos alguns fatos super bacanas para você conhecer melhor essa raça e se apaixonar ainda mais. Confira:

Tamanho normal: os munchkins possuem o tamanho de um gato normal. Apenas suas pernas são menores;
Escondem objetos: o gato rebaixado adora esconder objetos, principalmente os brilhantes;
Nome de personagem: o nome da raça, Munchkin, é inspirado no livro “O Maravilhoso Mágico de Oz”, em que há pequenos personagens chamados “munchkins”;
Variações de gato salsicha: devido ao gene dominante que dá a característica de pernas curtas ao Munchkin, existem variações de gato salsicha, isso é, híbridos de Munchkin com outras raças. Por isso, é possível encontrar gatos anões persas (gato Minuet/Napoleon), american curls (Kinkalow) e Sphynx (Bambino), por exemplo. 

Cuide do seu Munchkin com o plano de saúde pet da Pet! 
Se você vai adotar um Munchkin ou já tem um pet, aqui vai uma super dica: tenha um plano de saúde pet! O seu gato fica com a saúde protegida, graças a ampla cobertura de serviços de qualidade que o convênio pet oferece. 
Por isso, conheça o Plano de Saúde da Pet para dar ao seu pet a proteção que ele merece para viver feliz e saudável! 

#gato #gato-anao #gato-Munchkin #Gato-rebaixado #Gato-salsicha #Munchkin #raça #Raca-de-gato-anao

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up