"Dicas de viagem com cachorro: transporte, segurança e bem-estar"

Como cachorro pode viajar
Por YesPets -
11 de fevereiro de 2022

Não só em casa os pets ficam, pois seja para ir ao médico-veterinário ou até mesmo fazer uma viagem longa, é preciso saber como cachorro pode viajar. Nem todos os meios podem ser acessíveis a todos, portanto, vamos te mostrar uma variedade de opções nas quais seu peludo é bem-vindo. 
Cada vez mais lugares estão se tornando pet friendly, visto a importância crescente dos pets na vida de sua família humana. Com isso, transportes públicos, privados, aviões e muito mais estão criando maneiras de aceitarem animais domésticos. Vamos te mostrar agora como funciona cada um desses transportes. 

Transporte público
Meio utilizado por muitos, principalmente por quem não pode levar seu peludo num carro próprio ou serviços particulares de locomoção, os ônibus, metrôs e trens são a melhor opção. 
Nem todas as cidades permitem o acesso dos pets a esses meios de transporte, mas em muitas grandes cidades brasileiras a prática já é aceita, desde, claro, que o tutor siga as normas exigidas. 
Pode cachorro no ônibus intermunicipal, VLT (veículo leve sobre trilho), metrô e trem de São Paulo, por exemplo. Porém, existem restrições de horários e exigências para que seu pet possa fazer viagens nesses meios. 
A utilização do transporte público de São Paulo com seu pet deve ser feita fora do horário de pico, ou seja: das 4h40 até às 6h; das 10h às 16h e das 19h até meia-noite. A única exceção é caso o animal tenha uma cirurgia marcada, que deverá ser comprovada com assinatura de um médico-veterinário. É necessário levar junto a carteira de vacinação atualizada, pois poderá ser solicitada durante a viagem. 
Além disso, os animais transportados não podem incomodar os demais passageiros, não serem ferozes e nem colocar em risco a saúde dos humanos e outros animais domésticos presentes no local. 
Só são permitidos pets de até 10kg que estejam dentro de sua caixa de transporte. O tutor deverá pagar uma passagem para o pet caso a caixa ocupe um assento. 
Se quer saber qual a melhor opção de caixa de transporte para o seu pet, saiba que aqui no nosso blog temos várias dicas sobre o assunto, inclusive para os tutores de felinos. Confira!
Outras cidades que também aceitam pets no transporte público são: 

Rio de Janeiro
Belo Horizonte
Curitiba
Salvador
Porto Alegre
Recife
Florianópolis
Fortaleza

Pode viajar de ônibus com pet?
Se de um lado temos vários estados e cidades que aceitam os pets em seu transporte público, será que isso vale para os ônibus de viagem? Depende!
Como os ônibus de viagem são feitos por companhias privadas, cada empresa tem sua própria regulamentação, mas muitas aceitam, sim, animais domésticos, porém, com certas restrições e exigências. 
Dentre as normas mais comuns nesse tipo de transporte, estão:

Só são permitidos animais domésticos de até 10kg;
Uso obrigatório de caixa de transporte;
É permitido dois animais por viagem, sendo um por passageiro;
Os bichinhos não podem incomodar os passageiros;
A saúde do animal deve estar em boas condições, sendo necessário portar um atestado sanitário assinado por um médico-veterinário. Ele deve ser emitido até 15 dias antes da viagem. 
Além do atestado, é preciso estar com a carteira de vacinação do pet em dia. 

Lembrando que essas exigências não são gerais. Consulte as regras da companhia de ônibus que você irá utilizar antes de providenciar a viagem para o seu peludo. 
Taxi dog
Assim como existem os táxis para nós, também existem táxis para os pets. Normalmente, nesses veículos apresentam diferenças por serem adaptados para o transporte de animais e comumente terem mais espaço para os pets. 
Com esse tipo de serviço, você manda seu pet para o local que precisa com muita praticidade e conforto. Atualmente já existem várias clínicas e pet shops que realizam esse serviço para levarem seus clientes (os bichinhos) para consultas e outros procedimentos. 
Além do taxi dog, hoje já existem aplicativos de transporte especialmente para pets, estilo Uber. Falando nisso, Uber aceita cachorro, mas isso pode variar de acordo com as regras de cada motorista, portanto, é preciso perguntar antes se o condutor aceita cães. 

Avião
Quando o assunto é como levar cachorro no avião, as coisas já ficam um pouco mais delicadas do que nos outros meios de transporte. Cada companhia aérea tem suas próprias regras e documentos exigidos, que devem ser consultados com antecedência para descobrir a viabilidade do seu peludo fazer a viagem com você. 
Para o cão viajar junto com o tutor na cabine, existe um peso máximo que é estabelecido por cada empresa. Caso ultrapasse esse limite, o pet só poderá ir no bagageiro. Porém, raças braquicefálicas (de nariz achatado) acima do peso permitido para ir na cabine são proibidas de viajar no bagageiro na maioria das companhias aéreas – já que por comumente terem mais dificuldade de respirar, podem passar mal devido às condições desse ambiente. 
Além de cães braquicefálicos acima do limite de peso permitido, existem outras raças que não costumam ser aceitas em aviões, como, por exemplo: Rottweiler, Pitbull e Staffordshire Bull Terrier. 
Uma pergunta sobre viagens de avião para cães é se cachorro pode viajar sozinho de avião e, sim, ele pode. Nesse serviço o cãozinho viaja no porão do avião. Atenção, pois nem todas as companhias aéreas realizam esse tipo de trabalho. Além dos cachorros braquicefálicos, esse modo de viagem não é indicado para cães com problemas de saúde, filhotes, idosos ou prenhes. 
Para saber em detalhes sobre como levar cachorro no avião, veja a nossa matéria em nosso blog.

Cruzeiro
Para quem já quis um dia viajar de navio com seu pet, deve ter pensado: pode levar cachorro no cruzeiro? A resposta, no entanto, não é muito animadora. São bem raros os cruzeiros pet friendly – já que viagens em navios requerem medidas de higiene bem rigorosas, além de não contarem com médicos-veterinários a bordo. Na maioria das companhias, o cachorro pode ir em cruzeiro apenas se ele for um cão-guia. 
Carro
Uma das maneiras mais comuns de viajar com um cãozinho é de carro, e as medidas de segurança para que esse passeio ocorra da melhor maneira possível existem, assim como para nós. Então, como viajar com cachorro no carro?
Primeiro, temos que lembrar que os cães não podem ficar soltos no carro durante a viagem e, caso isso aconteça, além de colocar a vida de todos os passageiros (isso inclui o pet) em perigo, você pode sofrer multa. Segundo o art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido transportar pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas.

Existem três formas de levar seu cachorro para viajar de carro de maneira segura. A primeira delas, que é útil principalmente para cães grandes, é o uso de cinto de segurança próprio para pets. O cinto pode ser preso ao peitoral do cão e encaixado na trava do cinto de segurança do carro. Se quiser opções de cinto de segurança para cachorro viajar ou peitorais, aqui na Pet temos várias, confira! 
 Outra maneira para transportar o seu peludo é com uso de assentos específicos. Também é uma maneira bem prática e confortável de proteger seu filho de quatro patas. Costuma ser uma alternativa bem interessante para cães de pequeno porte.  Se quiser opções de cadeira para cachorro viajar, também temos!
A terceira opção, e mais segura, para viajar com cachorro de carro é com o uso de caixas de transportes. Com elas não tem mistério: é só colocar o pet dentro e prender a caixa no cinto de segurança, de maneira que a caixa fique firme, sem perigo de tombar, ou a colocando atrás do banco do motorista ou do passageiro. 
Depois de pensar na segurança, também é hora de pensar no bem-estar. Caso seu cachorro não esteja acostumado com viagens no carro, é bom acostumá-lo e com ajuda de um reforço positivo, para que ele associe essa experiência a momentos bons. 
Meu cachorro passa mal ao viajar de carro, e agora? Calma que aqui também já falamos sobre isso e um post completo! Acesse e entenda como ajudar seu peludo nessa situação. 

Outro ponto para o bem-estar do seu pet na viagem de carro, é ter sempre petiscos, bebedouro e água fresca à disposição. 
O que achou das nossas dicas de como cachorro pode viajar? Conta pra gente aqui nos comentários. 

#avião #cachorro #carro #ônibus #YesPets #viagem

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies conforme nossa Política de Privacidade. Não aceito