Gato Bengal: um mini leopardo com personalidade de cachorro. Conheça essa raça exótica e descubra tudo sobre seu temperamento, cuidados e curiosidades!

Gato Bengal: um mini leopardo com personalidade de cachorro. Conheça essa raça exótica e descubra tudo sobre seu temperamento

Gato Bengal: conheça essa raça de gato que parece onça
O gato de bengala é uma raça de gato que chama muita atenção por sua pelagem, que parece de onça, e seu temperamento dócil.

Por YesPets -
19 de fevereiro de 2024

Sem dúvidas, o Gato Bengal chama muita atenção por sua pelagem e por sua personalidade aventureira e amorosa. Sua beleza exótica não é à toa, já que esse mini leopardo é resultado de um cruzamento entre um gato doméstico e um gato selvagem. Incrível né? Agora, veja mais sobre essa raça de felino aqui!

História do Gato de Bengala
A história do gato Bengal é recente, porque a raça surgiu em 1963, nos Estados Unidos, a partir do cruzamento do Gato-leopardo com um gato doméstico rajado. O objetivo era ter um gato com aparência selvagem, mas com temperamento dócil de um felino doméstico. 
No começo, o cruzamento entre os felinos acabava em filhotes selvagens, mas foi a partir da quarta linhagem que o gato de bengala, como também é chamado, ficou mais dócil. Foi então que em 1985 a raça passou a ser oficial. 

Características do gato Bengal
O gato bengal tem a pelagem de curta para média e com marcas bem exóticas. A raça lembra leopardos, por isso são conhecidos como mini-leopardos. Os tipos de pelagem do gato-de-bengala são divididos em dois: Spotted Tabby e Marbled Tabby. 
O Spotted Tabby é a pelagem mais comum, aquela que lembra muito o leopardo. Nesse padrão há diversas manchas arredondadas no gato Bengal. Dentro desse tipo existem diversas variações. 
O segundo padrão, o Marbled Tabby, surgiu em 1987, e consiste em uma pelagem com listras com redemoinhos de duas ou mais cores. Dentro desse tipo também existem variações. 
Outra característica que assemelha ainda mais essa raça aos felinos selvagens é a sua coloração. Dentre as cores aceitas para a raça estão três: silver (prata), snow e marrom. A snow apresenta variações, são elas: seal sepia, seal mink e seal lynx. 
Já a cor dos olhos do gato de bengala depende de sua cor de pelagem. Veja:

Bengal marrom: olhos verdes ou dourados. 
Bengal snow tipo seal sepia: olhos verdes ou dourados. 
Bengal snow tipo seal mink: olhos azuis ou verdes.
Bengal snow tipo seal lynx: olhos azuis. 
Bengal silver: olhos verdes ou dourados. 

Temperamento do gato Bengal
Se você quer saber como é ter um gato de bengala, já te adiantamos que ele é um gato de temperamento muito interessante, isso porque ele é muito amoroso, curioso, aventureiro, gosta de estar com sua família humana e é apegado aos tutores, mas isso não significa que ele goste de ficar muito no colo. É uma raça bastante independente. 
Ao mesmo tempo em que é bem independente, o gato Bengal cria laços com os humanos de sua família, da mesma forma que se destaca como um excelente caçador. Por isso, essa raça irá adorar brincadeiras dentro de casa.
Outro destaque em seu temperamento, é que o gato-de-bengala é muito inteligente. Esses gatinhos gostam de praticar exercícios e demandam de um Bengal de companhia ou tutores que estejam dispostos a se divertir com eles. 
Se quiser, não precisa deixar seu bengal sozinho, isso porque na Pet você conta com serviços de hospedagens incríveis para o seu pet sempre se divertir bem acompanhado.  
Além de tempo para brincar com seu Bengal, pense também no espaço. Esses bichanos necessitam de uma boa área para brincar, e o enriquecimento ambiental pode te ajudar muito nisso, deixando sua casa um lugar incrível para o pequeno leopardo se aventurar. Não se esqueça de manter o ambiente seguro e telado!
As fêmeas dessa raça que parece onça são mais temperamentais, ou seja, lembram mais o comportamento selvagem, mas uma boa socialização pode amenizar isso. 
O nível de parentesco do Bengal com o gato leopardo também influencia em seu temperamento. Quanto mais próxima do leopardo-asiático a linhagem for, mais selvagem tende a ser o bichano, que é o caso da geração F1 (cruza do gato leopardo com gato doméstico) e F2. O nível F3 e, principalmente, o F4 são mais dóceis e fáceis de serem encontrados. 

O gato Bengal com estranhos e outros pets
A raça de gato Bengal é tranquila com estranhos. É conhecida por ser muito brincalhona, por isso, se dá muito bem com crianças, sendo uma ótima companhia. 
O gato-de-bengala tem um bom relacionamento com outros pets, porém, os machos podem não se dar tão bem com outros gatos, cachorros, etc, caso não sejam castrados.
O gato Bengal mia muito?
Não é um gato de miar muito, mas possui um miado diferenciado, principalmente para se comunicar melhor com outros animais e com seus tutores. Então, não se assuste se ele fizer ruídos estranhos. 
O gato de bengala é agitado?
A raça de gato Bengal é muito ativa, agitada e adora correr e pular. Seu espírito aventureiro requer um tutor disposto a brincar com ele e um espaço adequado para se exercitar. São gatos considerados atléticos. 
Como o gato de bengala se comunica?
Como falamos, o gato-de-bengala se comunica muito bem por meio de seus diferentes sons que consegue reproduzir. Quando jovens, os miados comuns podem significar que estão sozinhos ou com fome. Já quando velhos, esses miados podem indicar ansiedade. Outros sons que a raça pode fazer são rosnados e assobios. 
Os gatos bengals também podem comunicar dor, vontade de acasalar, preocupação e querer chamar sua atenção por meio de um miado mais longo, como se fosse um uivo. O comportamento de uivar deve preocupar o tutor se durar dias, e nesse caso, é recomendado levar o gatinho para uma consulta com médico veterinário.
Cuidados com gato de bengala
O gato bengal é uma das raças de gato que soltam pouco pelo, mesmo em épocas de muda. Por isso, a recomendação é que sua escovação seja feita uma vez por semana, para tirar o pelo morto do bichano. 
O ambiente que o gato de bengala vai brincar precisa ser muito bem revisado antes de recebê-lo. Isso porque ele é um felino muito aventureiro e vai querer conhecer todos os cantos da casa, que deve estar segura para isso. Por essa razão, tele sua residência e deixe-a sem rotas de fuga. 
Ainda falando da casa do Bengal, o cuidado com o espaço de diversão desses gatos precisa ser planejado, pois eles precisam de um ambiente vertical rico em brinquedos e playgrounds. Isso tornará a rotina do gato mais divertida e com exercícios, o que previne o ganho de peso!
Ao contrário de muitos gatos, alguns bengals podem gostar muito de água, isso mesmo, eles podem querer tomar banho com você no chuveiro, na torneira, enfim, brincar com água! Por isso, em dias mais quentes, vale a pena oferecer uma bacia com água para seu bichano se deliciar. 
Outra atividade que esse gato atlético vai gostar são os passeios! Por amarem correr, pular e ficar ao ar livre, o gato de bengala pode ser acostumado desde filhote a usar uma guia para passear tranquilamente com seu tutor.

Saúde do gato Bengal
O gato-de-bengala tem predisposição a algumas doenças, entre elas a cardiomiopatia hipertrófica, que é uma condição muito comum em gatos, principalmente dessa raça. 
Essa enfermidade faz com que o coração do felino fique com as paredes mais grossas, reduzindo assim o sangue nos ventrículos e, como consequência, o coração bombeia menos sangue. 
A atrofia retiniana progressiva também é outra doença que já foi relatada diversas vezes na raça. A enfermidade pode levar o gato a perder qualidade da visão e, em alguns casos, ficar cego. 
A raça Bengal também é predisposta a ter displasia Coxofemoral, que é quando o osso do fêmur acaba não se encaixando corretamente no quadril do pet, o que causa frouxidão, dor e dificuldade de se locomover. 
Outro problema de saúde que o gato-de-bengala pode ter é a luxação patelar, que é quando o osso do joelho (patela) sai do lugar. 
Além das doenças que citamos, o gato Bengal pode ter também: 

Deficiência de piruvato quinase;
Neuropatia Distal;
Tritricomoníase;

Por isso, a qualquer sinal de desconforto do pet, procure seu médico-veterinário o quanto antes.

O gato Bengal solta muito pelo?
Não, o gato Bengal é uma das raças que menos solta pelo, mesmo em épocas de troca, que ocorrem durante a primavera e outono. Sua escovação semanal só é necessária para tirar os pelos mortos. 
Curiosidades sobre o gato Bengal
Esse gato que parece onça guarda algumas curiosidades, como:

São populares: no Reino Unido a raça de Gato Bengal é a quinta mais popular!
Gato com personalidade de cachorro: o gato Bengal lembra em muitos momentos os cães, já que é uma raça muito sociável, comunicativa, gosta de espaço para brincar, se refrescar e ficar com sua família humana;
Gostam de trazer objetos: ainda lembrando cães, os gatos de bengala gostam de buscar objetos que são arremessados;
São espertos: muito se diz sobre a facilidade do bengal em ser educado e aprender truques. É comum, inclusive, que a raça se acostume a andar de guia e coleira na rua;
Alguns gostam de banho: por alguns bengals terem uma afinidade maior com a água, pode ser que ao ter um gato dessa raça, você ganhe um companheiro para tomar banho no chuveiro;
Origem do nome: o nome do bengal é nada mais do que uma homenagem à sua origem. Prionailurus bengalensis é o nome científico do gato-leopardo da Ásia.

Gostou de conhecer sobre a raça gato de bengala? Então, aposto que você irá curtir muito outras raças que mostramos aqui na nossa página de raças de gato. Acesse e confira!

#gato #Gato-bengal #gato-de-bengala #raças

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up