Husky Siberiano: características, cuidados e raça indicada Por Dr. Marcio Waldman - Tudo sobre a raça, variações, tamanho, temperamento, saúde, e dicas de produtos para o seu Husky Siberiano. Descubra tudo sobre essa raça incrível e como cuidar do seu pet
Tudo sobre o Husky Siberiano
Por Dr. Marcio Waldman -
6 de junho de 2014
A raça Husky Siberiano foi desenvolvida na Rússia, mais especificamente na Sibéria, por uma tribo chamada Chukchi. A raça era primamente utilizada para caça, mas após descobrirem a força que tinham, começaram a ser utilizados para puxar trenós na neve.
A palavra “husky” em francês significa “enrouquecido”, e por isso, a raça Husky Siberiano leva esse nome. Combinando o significado da palavra “husky” com a cidade onde foi criado. Conheça essa linda raça.
Variações da raça Husky Siberiano
Não existe variações da raça ou de tamanho, porém, variações na cor da pelagem podem existir e são bem comuns entre a raça. As cores de pelagem mais comuns, como por exemplo, branco com marcações em cinza, totalmente brancos, totalmente pretos, branco combinado com marrom terra ou branco e preto.
Assim como a cor dos olhos, que podem variar entre verdes, azuis, amarelos ou castanhos. Em alguns casos, os cães podem apresentar uma anomalia genética chamada “heterocromia”, onde os acometidos possuem um olho de cada cor.
Tamanho do Husky Siberiano
Macho: de 54 a 60 cm.
Fêmea: de 51 a 56 cm
Peso do Husky Siberiano
Macho: de 20 a 28 kg.
Fêmea: de 15 a 23 kg.
Pelagem
Pelagem muito densa, com subpelo denso para proteger do frio intenso. Todas as cores são permitidas pelo padrão da raça, variando de branco ao preto.
Padrão da raça CBKC
No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.
Temperamento do Husky Siberiano
Independente, fugaz e afetuoso são as principais características que lembro ao falar do Husky. Alguma reação exacerbada quando é estimulado a fazer coisas que não quer, pode ser notada, como latidos, grunhidos, mas no geral se adapta bem ao contato com o ser humano.
Nível de atividade
Como foram cães de tração de trenó, mesmo domesticados em grandes cidades precisam de atividade física. Caso você more em apartamento precisará passear uma ou duas vezes ao dia com seu husky. Brincadeiras com bolinhas e outros produtos lúdicos podem ser uma boa interação.
Atividade de guarda
O Husky Siberiano não é um cão de guarda, no máximo pode latir para pessoas estranhas ou para situações que apresentem certo risco para ele ou para a família com quem vive.
Inteligência e obediência do Husky Siberiano
O Husky Siberiano tem uma inteligência apurada e foi classificado no 45o. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas posições de 40 a 54 do estudo encontra-se listados os cães de inteligência de trabalho e obediência intermediária, que precisam de até quarenta repetições para que aprendam um novo comando, demonstrando, após vinte repetições, um entendimento rústico da ordem dada.
Em metade dos casos, após condicionados, respondem aos comandos sem necessidade de repetição. Todavia, a confiabilidade de execução depende do treinamento investido. Seu tempo de resposta é considerado lento.
Cuidados com o Husky Siberiano
Todo mundo fala em queda de pelos no Husky, porque eles tem uma queda de pelo mais intensa uma ou duas vezes ao ano e durante o intervalo uma queda moderada, por isso escovação semanal com rasqueadeiras específicas ou furminator podem ser necessária. Uma boa alimentação com ração super premium ajuda a diminuir a queda dos pelos e manter a saúde do seu Husky. Converse com seu veterinário sobre um programa de vermifugação do seu husky.
A saúde do Husky Siberiano:
Algumas doenças genéticas e hereditárias são ligadas a raça Husky Siberiano como Ectopia dos ureteres, comunicação interventricular do coração, ceratoconjuntivite seca, paralisia de laringe e dermatite reativa a zinco.
A ectopia dos ureteres (ou ureter ectópico) é uma má formação onde existe uma comunicação posterior a bexiga e com isso ocorre um continuo gotejamento de urina, pois essa urina não passa pela bexiga urinária e não consegue ser retida. Mais séria a comunicação interventricular é uma falha de fechamento do septo cardíaco alterando a dinâmica da eficiência do bombeamento do coração.
A ceratoconjuntivite seca é uma falta crônica de lagrima no globo ocular levando a secreções oculares abundantes e lesões de córnea. A dermatite reativa a zinco é uma lesão crostosa muito difícil de encontrarmos atualmente devido as boas rações disponíveis no mercado.
Não se esqueça de manter as vacinas em dia e uma consulta ao veterinário a cada 6 meses é o ideal para manter o seu Husky bem de saúde. Após 5 ou 6 anos de idade, exames complementares como exame de urina, ureia e creatinina, hemograma e função hepática podem prever com antecedência alguma alteração mais séria, dando tempo para atuarmos prematuramente e evitarmos maiores consequências a saúde do seu husky.
Produtos recomendados para Husky Siberiano:
– Ração Royal Canin Medium Junior
– Ração Royal Canin Medium Adult
– Ração Royal Canin Medium Adult 7+
– Ração Nestlé Purina Pro Plan Puppy Optistart Complete
– Ração Nestlé Purina Proplan Adult Medium Breed Complete Optilife
– Ração Nestlé Purina ProPlan Adult Dog 7+ Complete
– Comedouros e bebedouros
– Tapetes higiênicos
– Escovas para pelos
– Furminator
#cachorro #cuidados #doenças #Husky #pet #YesPets #raça
Deixe um comentário
Receitas relacionadas