Pet friendly: o que significa e quais lugares são adeptos?

Pet friendly: o que significa e quais lugares são adeptos?

Pet friendly: o que significa e quais lugares são adeptos?
O termo está cada vez mais presente nos estabelecimentos brasileiros, fazendo com que os pets tenham mais opções de passeios.

Por YesPets -
5 de fevereiro de 2024

Já reparou que toda vez que você pesquisa na internet alguma residência, pousada ou hotel pra ficar, logo na página principal, na parte em que consta o descritivo do local, há uma informação se aquele destino é ou não pet friendly? Pois é, e pra sorte de todos nós YesPetsrs, o número de hospedagens que divulgam ser amigas dos bichinhos não para de crescer!
Mas, eu aproveito para te fazer outra pergunta. Você sabe o que significa “pet friendly”, esse termo que todo mundo fala e escreve? Se ainda não tem muita clareza, vamos te explicar! 

O que é pet friendly?
Pet friendly é uma expressão norte-americana que foi adotada por nós para informar que um estabelecimento é “amigo dos animais domésticos”, ou seja, sinaliza que naquele lugar cachorros e gatos (às vezes outros pets também) não só são aceitos, como são super bem-vindos.
O que deixa a gente feliz é que após ser adotado, o termo caminha forte rumo a um novo patamar. Agora, os locais pet friendly de verdade não só recebem os pets, como se preparam para oferecer a eles condições especiais de bem-estar como: potinho com água, saquinho de lixo, produtos desinfetantes, locais para coleiras, espaço pet, entre outros. 

O que é um espaço pet friendly adequado? 
Para ser um espaço pet friendly de verdade, não basta apenas usar o termo e aceitar animais. O serviço vai além. O local precisa estar preparado com infraestrutura, pois receberá pets que possuem necessidades a serem atendidas. 
Seja um hotel pet friendly, pousada ou restaurante, as necessidades básicas são as mesmas. Confira algumas:

Pontos com distribuição de saquinhos e lixeiras para descarte de fezes dos pets;
Bebedouros com água fresca para pets;
Espaço para o pet e o tutor ficarem juntos (Park pet, por exemplo);
Ganchos para prender a coleira no pé da mesa/cadeira;
Profissionais capacitados para lidar com animais.

Alguns locais poderão oferecer até mais serviços para tornar seu negócio pet friendly, como:

Área externa para pets;
Convênio com hospitais ou clínicas veterinárias;
Cardápios exclusivos para pets;
Kit de boas-vindas;
Banho e tosa;
Praça de alimentação pet friendly;
Iluminação adaptada para não estressar o pet;
Comedouros com ração.

Pet friendly não é somente um termo! 
Apesar de muitos locais se dizerem pet friendly, nem sempre o conceito é aplicado como se deve. Ser amigável aos bichinhos vai muito além de somente aceitá-los no estabelecimento. 
Ao aceitar receber pets dentro de um hotel, pousada, shopping ou qual for o local, é preciso entender que os bichinhos precisam de liberdade para exercerem seu comportamento natural. Porém, a realidade nem sempre é essa.
Mesmo com dados do IBGE (2019) mostrando que 33,8 milhões de lares brasileiros possuem ao menos um cão e 14,1 milhões ao menos um gato, o cenário nacional é de despreparo e recusas constantes, principalmente em relação a cães de médio e grande porte.
Em muitos casos, os hotéis e estabelecimentos que se dizem ser pet friendly permitem apenas a entrada de cães de até 5 kg, desde que estejam no colo, na guia e não circulem pelas áreas comuns, o que vem a desrespeitar a própria essência da espécie. Afinal de contas, cães são quadrúpedes e precisam estar com as patas no chão.

O que não é um estabelecimento pet friendly
Como dissemos, ser pet friendly não é sobre tolerar o pet, sobre é ser realmente amigável com os bichinhos, fazendo com que suas necessidades sejam atendidas. 
Por isso, aqui vão algumas características de estabelecimentos que não são pet friendly: 

Hotel sem praça de alimentação exclusiva para tutores com pets;
Ausência de bebedouros para pets;
Não permitir que o pet possa se comportar naturalmente (ande, faça suas necessidades ou lata);
Não ter uma equipe preparada para lidar com animais;
Não possuir área para pets.

Pet friendly ou simplesmente aceita cães?
Sim, existem diferenças entre as duas categorias. Como deu pra notar, alguns locais somente dizem que são pet friendly, mas não levam o termo tão a sério. Por isso, há uma diferença entre locais que aceitam pets e os que de fato são amigáveis. 
Enquanto o ambiente pet friendly é aquele que está preparado para receber o animal enquanto espécie, oferecendo uma estrutura também adequada ao seu bem-estar, há os locais que apenas permitem a entrada dos bichinhos junto aos seus tutores e, embora não contem com estrutura personalizada, já possibilitam grandes avanços no cenário da família multiespécies no nosso país.
Hotéis, bares, restaurantes pet friendly, shoppings e vários outros estabelecimentos têm olhado cada vez mais para o papel do cão no contexto familiar e já é possível caminhar pela cidade e ver cães frequentando os mesmos espaços que seus tutores de forma muito calma e harmoniosa.

Lugares pet friendly
Cada dia que passa, os pets estão mais presentes em nossa rotina. Passear com bichinho não ficou restrito a ruas e praças. Shoppings, restaurantes, salões de beleza e até vagões de trem são locais que já entenderam que cachorros, gatos e outros bichinhos fazem parte da família, que por muitas vezes deixa de contratar um serviço porque ainda não pode levar o seu pet. 
Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box sobre o mercado pet no Brasil, 48% dos entrevistados disseram que já deixaram de frequentar ou ir a algum lugar porque não poderiam levar o seu pet. Outro estudo, feito pela Imovelweb, revelou que 35% dos seus clientes que têm um pet responderam que já tiveram algum problema no momento de achar um imóvel pet friendly.
Claro que alguns estabelecimentos, por mais que queiram agradar ao máximo os pets, acabam esbarrando em restrições legais. Por exemplo, padarias e restaurantes não podem permitir que os cachorros circulem livremente pelo ambiente, pois há preparação e consumo de alimentos. Porém, isso não impede que estes locais também possam ser considerados pet friendly, basta que eles preparem as boas-vindas aos cães e seus responsáveis em uma área externa.
Por isso, se você quer dar uma diferenciada nos passeios com o seu cachorro ou gato, opções não faltam. São muitos os lugares pet friendly que você e seu bichinho podem frequentar. Confira nossa lista: 

Restaurante 
Comer em um lugar diferente é algo super bacana, agora imagine poder levar seu bichinho para participar disso? É possível! Hoje já existem opções de restaurantes pet friendly em diversas cidades. Geralmente, esses estabelecimentos aceitam os pets em áreas externas ou nas mesas nas calçadas. 
Algumas casas praticam um ótimo serviço de pet friendly, oferecendo petiscos, água, caminhas, opções de pratos exclusivos para pets e brinquedos. 
É importante destacar que alguns restaurantes podem exigir a carteirinha de vacinação e vermifugação do pet para ter certeza de que não há risco dos demais clientes (humanos e pets) serem contaminados por doenças. 

Hotel
Quem quer curtir grandes momentos viajando, muitas vezes planeja incluir o pet na aventura, por isso opta por buscar hotéis que aceitam cachorro. Hoje é fácil encontrar essas opções de hospedagem, já que é notório o quanto os pets estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. 
Por isso, opções de hotel pet friendly são ideais. Desde hotéis de luxo até os mais simples, são várias as hospedagens que pensam nos tutores e seus bichinhos.

Pousada 
Para quem busca uma hospedagem com clima mais familiar, a pousada pet friendly pode ser uma ótima opção. Assim como os hotéis, existem muitas opções para escolher. Esses locais possuem uma infraestrutura adaptada para receber cães, geralmente.

Hotel fazenda
Em busca de uma conexão maior com a natureza e o ar livre, alguns tutores optam por hotéis fazenda que aceitam cachorros. Essa é uma ótima escolha para trabalhar os sentidos do pet, pois certamente ele irá descobrir muito ao ter contato com tudo que essa opção de hospedagem proporciona. 
Se hospedar em um hotel fazenda pet friendly pode ser uma experiência enriquecedora para a socialização do pet e para os momentos de lazer em família. Por isso, é uma aventura super válida de se fazer!

Resort 
Para quem busca viajar e ter experiências incríveis e completas, o resort pet friendly é a pedida perfeita. Alguns resorts prezam muito pela experiência não só do tutor, mas do pet, ofertando kit de boas-vindas, área de lazer, espaço pet e muito mais. Tudo para que todos aproveitem o máximo! 

Padaria 
Quer comer aquele salgado ou doce ao lado do seu pet? Então, ir em uma padaria pet friendly é o passeio certo! Existem padocas que possuem infraestrutura para receber tutores e seus bichinhos, sem atrapalhar em nada a higiene ou segurança do local.
Geralmente, essas padarias oferecem um espaço externo ótimo para comer aquele lanchinho saboroso ao lado do seu pet. Por isso, vale a pena levar seu bichinho para sentir os vários aromas e, quem sabe, comer um petisco. 

Bar 
Comer aperitivos, beber e conversar com os amigos pode ficar ainda melhor com seu pet, né? Por isso, hoje é possível encontrar bares pet friendly, que permitem que você curta momentos sem ter que deixar o seu bichinho em casa. 

Cafeteria 
Se você é do tipo que não vive sem sua boa dose de café diário, precisa conhecer as cafeterias pet friendly! Existem estabelecimentos que gostam de inovar e oferecer mais que um simples cafezinho, ofertam até parque pet para que o cão se divirta enquanto você se delicia na bebida. 
Aliás, se você ama felinos, não deixe de visitar um “café de gato”, cafeterias em que os gateiros podem tomar um cafézinho e, num ambiente separado do de consumo, se deliciar acariciando gatinhos – sim, gatos de verdade que, muitas vezes, estão disponíveis para adoção. Muuuito fofo, né? 

Espaço pet friendly
Existem diversos espaços pet friendly, seja em shoppings, parques ou estabelecimentos. Um bom exemplo são os cachorródromos, parques especialmente feitos para cães brincarem e socializarem. 
Inclusive, você já conhece o Quintal Pet? É o maior cachorródromo a céu aberto da América Latina e a gente aposta que o seu pet vai se divertir muito nos brinquedos gigantes que temos lá. Fica no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Visite e se divirta!

Pizzaria 
Nada como comer uma boa pizza, né? Agora, imagine com seu pet juntinho, fica ainda melhor! 
É pensando nisso que hoje temos diversas pizzarias pet friendly. Algumas delas até oferecem cardápio para os cães – o que é super bacana, porque deixá-los do lado só sentindo o cheirinho é de partir o coração, né?
Se escolher uma pizzaria pet friendly que não tenha cardápio pet, sem problemas, pois você pode se preparar e levar algo para o seu cão comer. Nada de dar a bordinha da pizza, hein? 

Parques 
Os parques são ótimos locais para mostrar aos pets outras pessoas e bichos, além das experiências e tudo que há para se cheirar e descobrir. Portanto, se está planejando levar o seu bichinho para um parque pet friendly, vai acertar em cheio! 
Geralmente, os parques que aceitam cachorro possuem suas regras e normas, como só permitir o pet com coleira e guia – dependendo da raça, a focinheira é outro item exigido. Muitos outros possuem espaços pet friendly (pet park) reservados para que os tutores soltem o bichinho para poder correr e brincar livremente. 
Vale destacar que apesar de muitos parques permitirem a entrada de cães, alguns são exceção. Por isso, pesquise bem antes de ir. 

Cinema 
Imagine só: levar o pet em um parque, depois almoçar no restaurante e completar a tarde em um cinema pet friendly. Essa é uma ótima ideia de roteiro e que é totalmente possível! 
Atualmente, cachorros podem ir ao cinema, já que existem sessões pet friendly, que são adaptadas para o conforto do pet: o volume é 30% mais baixo e a iluminação também é ajustada. Desse modo, o tutor assiste o longa com o bichinho – no colo ou no chão – e ambos ficam confortáveis.

Shopping 
Hoje em dia existem muuuitos shoppings pet friendly, a pergunta que fica é: qual ainda não é? Passear com bichinho e conferir as atividades e novidades das lojas é muito divertido e benéfico, pois ajuda na socialização.
Além disso, passear com cachorro no shopping é muito bom para aqueles momentos em que o dia está muito quente. Assim, o passeio fica em dia e o pet não sofre com sol! 
Alguns shoppings oferecem praça de alimentação pet friendly, o que torna o passeio completo, pois toda família pode comer sem deixar o bichinho de fora! 
Socialização: um benefício de lugares pet friendly
Passear em locais pet friendly possui vários benefícios, um deles é o de socialização. Socializar o pet é importante para sua saúde física e mental, pois o ajuda a se divertir e evita o estresse e a ansiedade.
Ao longo dos passeios, o pet recebe diversos estímulos sensoriais, que fazem com que ele se acostume a diferentes sons, texturas, pessoas e animais. Principalmente para os filhotes, isso é muito positivo, pois faz com que ele cresça acostumado com vários ambientes, tendo um comportamento melhor e saudável. 
Eduque seu cão antes de ir em um local pet friendly
Apesar de ser muito bom passear em lugares pet friendly, antes de tudo temos que ter ciência se o nosso bichinho está ou não preparado para essa experiência. De nada adianta levar o pet se for para ele ficar estressado e agir de maneira inadequada. 
Seu pet é acostumado com pessoas estranhas e outros animais e se comporta diante de diferentes ambientes? Se a resposta for não, nada de dar um choque de realidade nele, é melhor começar aos poucos: leve o bichinho em um passeio no parque ou na praça perto de casa. 
Às vezes, forçar o bichinho a ficar em um ambiente que é totalmente contrário ao que ele está acostumado pode ser uma péssima experiência e nada aproveitadora. Por isso, é bom começarmos com programações mais calmas. 
Se o seu pet for agressivo ou reativo, o ideal é que ele não frequente ambientes pet friendly, pois além de ser muito estressante para ele, poderá ser perigoso para todos à sua volta. 

Gatos e lugares pet friendly
Os cuidados não valem apenas para os cães, mas também para os gatos. O seu felino é acostumado com passeios na coleira? Se a resposta for não: melhor evitar levá-lo a lugares pet friendly.
O melhor a se fazer é deixar o gato no conforto de casa, pois tirá-lo da sua zona de conforto é muito estressante, ainda mais quando isso envolve pessoas estranhas e outros animais. Mesmo que o seu bichano seja acostumado com passeios, é melhor ter muito cuidado.
Pesquise bem antes de ir com seu bichinho
Como destacamos ao longo do post, alguns locais usam o termo pet friendly, mas não atendem todas as necessidades dos pets – logo não são de fato “amigáveis aos animais”. Por isso, a dica que damos é: pesquise bem antes de levar o seu bichinho para o lugar.
Se certifique que você e seu pet não passarão por nenhum perrengue por falta de adaptação do estabelecimento. Além disso, tenha certeza de que o local será confortável para o seu bichinho. Nada de ir em locais lotados, apertados e barulhentos, pois isso só irá causar estresse. 
Lugares muito cheios, barulhentos, com espaços pequenos entre as mesas e que têm muitos estímulos costumam causar desconforto em cães de todas as raças e tamanhos. Por isso, não recomendamos que frequente locais assim. 
Antes de inseri-los em qualquer ambiente pet friendly , é preciso fazer pequenos treinos e habituações, apresentando-os gradativamente aos estímulos que encontrarão pelo caminho.
Para finalizar nossas dicas de passeios em lugares pet friendly, preste sempre atenção na segurança do pet. Caso o local tenha rotas de fuga, não deixe o pet solto, sempre mantenha-o na guia! Se o seu pet não for castrado, tenha cuidado redobrado e muita cautela ao optar por levá-lo a locais com outros bichinhos.

Se precisar, conte com a Doghero!
É normal sentirmos dó quando saímos de casa e deixamos nosso pet sozinho, né? Mas calma, pois hoje em dia isso não precisa acontecer. Como deu pra ver, você pode passear com o seu pet e ir pra praticamente todas as programações, já que o que não falta são opções de lugares pet friendly. 
Porém, se o seu roteiro não possui uma programação pet friendly, mas você não quer deixar o bichinho sozinho, relaxa, pois você pode contar com a Doghero. Nosso serviço de cat sitter, creche e hotel está à sua disposição para cuidar do pet quando você estiver fora de casa. Seja gato, cachorro ou qualquer outro animal, a gente cuida com todo carinho e você sai de casa tranquilo!
Quer conhecer mais sobre os nossos serviços de cuidadores de pet? Então, acesse o nosso site e confira!

#cachorro #gato #hotel #parque #passeios #pet #pet friendly #YesPets #restaurante

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up