Quantas horas por dia é normal o sono de um cachorro? Descubra aqui!

Quantas horas por dia é normal o sono de um cachorro? Descubra aqui!
índice
  1. Quantas horas por dia é normal o cachorro dormir?
    1. Cães filhotes e idosos podem dormir mais
  2. Atenção à rotina de sono do seu cachorro
  3. Curiosidades sobre o sono dos cachorros
  4. Cuidados com o sono do seu cachorro
  5. Conclusão
    1. Fontes:

Quantas horas por dia é normal o cachorro dormir?

Se você tem um cachorro, provavelmente já deve ter se perguntado quantas horas por dia ele dorme. Afinal, esses peludos costumam tirar várias sonecas ao longo do dia e é natural ficarmos curiosos sobre a quantidade de sono que eles precisam. Mas afinal, quantas horas por dia é normal o cachorro dormir?

Bom, a resposta pode variar um pouco de acordo com a idade e saúde do seu peludo, mas em média, um cachorro adulto e saudável precisa de cerca de 14 horas de sono por dia. Isso pode parecer bastante comparado com as 8 horas que nós, seres humanos, precisamos, mas é importante lembrar que cada espécie tem uma rotina de sono diferente.

Além disso, é comum que os cães durmam mais durante o inverno, já que o clima mais frio pode deixá-los mais sonolentos. Por isso, é normal que seu cachorro tire várias sonecas ao longo do dia, principalmente se o tempo estiver mais frio.

Cães filhotes e idosos podem dormir mais

Se você tem um cachorro filhote ou idoso, pode ser que ele durma mais que as 14 horas por dia indicadas para um adulto saudável. Isso acontece porque essas fofuras precisam de mais descanso para repor as energias, seja por estarem em fase de crescimento ou por já estarem mais velhinhos.

Os filhotes, por exemplo, podem dormir até 18 horas por dia, enquanto os cães idosos podem dormir de 16 a 18 horas. Portanto, não se preocupe se seu peludo parecer dorminhoco demais, desde que ele esteja saudável e comendo bem, está tudo certo!

Atenção à rotina de sono do seu cachorro

É importante estar sempre atento à rotina de sono do seu cachorro. Afinal, ninguém conhece melhor o seu pet do que você. Se notar que seu peludo está dormindo mais que o normal, pode ser um sinal de que algo não está bem com ele.

Cães que estão passando por algum desconforto físico ou emocional podem dormir mais que o habitual. Por isso, é importante observar se o sono excessivo do seu cachorro está acompanhado de outros sintomas, como falta de apetite, mudanças de comportamento ou alterações físicas. Caso note algo diferente, é importante procurar um médico-veterinário para avaliar a saúde do seu pet.

Curiosidades sobre o sono dos cachorros

Além de saber quantas horas por dia é normal o cachorro dormir, existem outras curiosidades sobre o sono desses peludos que podem te surpreender. Confira algumas delas:

  • Os cães têm ciclos de sono semelhantes aos humanos, com fases de sono profundo e sono leve;
  • Assim como nós, os cachorros podem ter sonhos durante o sono. É comum vê-los mexendo as patinhas ou emitindo sons enquanto dormem;
  • Os cães costumam ter um sono mais leve durante o dia, já que estão mais alertas para a movimentação da casa;
  • Os filhotes podem dormir em qualquer posição, inclusive de barriga para cima, já que ainda não têm a consciência corporal totalmente desenvolvida;
  • Os cães têm o hábito de dormir enrolados, o que é uma herança dos seus ancestrais que dormiam em tocas para se proteger do frio e de possíveis predadores;
  • O sono é essencial para o desenvolvimento físico e mental dos cães, por isso, é importante garantir que eles tenham uma rotina de sono adequada;
  • Os cães podem ter pesadelos, assim como nós. Caso perceba que seu peludo está tendo um sonho ruim, é possível acordá-lo com um carinho ou chamando seu nome gentilmente;
  • Cães que têm uma rotina de sono desregulada podem ter problemas de saúde, como obesidade e problemas cardíacos;
  • Assim como nós, os cães podem sofrer de insônia. Se notar que seu peludo tem dificuldades para dormir, é importante procurar a orientação de um médico-veterinário;
  • Os cães podem aprender a dormir em horários específicos, de acordo com a rotina da família. Por isso, é importante criar uma rotina de sono para o seu pet desde filhote.

Cuidados com o sono do seu cachorro

Para garantir que seu cachorro tenha um sono tranquilo e saudável, é importante tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas:

  • Garanta que seu pet tenha um local tranquilo e confortável para dormir, como uma caminha ou um cantinho aconchegante na casa;
  • Respeite a rotina de sono do seu cachorro, evitando acordá-lo durante as sonecas;
  • Não deixe seu peludo dormir em lugares perigosos, como em cima de móveis altos ou próximo de escadas;
  • Evite fazer barulhos excessivos durante o sono do seu cachorro, pois isso pode atrapalhar o descanso dele;
  • Se seu pet tiver dificuldades para dormir ou estiver tendo pesadelos frequentes, procure um médico-veterinário para avaliar a saúde dele.

Conclusão

A quantidade de horas que um cachorro precisa dormir por dia pode variar de acordo com a idade e saúde do peludo, mas em média, eles precisam de 14 horas de sono diárias. É importante estar atento à rotina de sono do seu cachorro e tomar alguns cuidados para garantir que ele tenha um descanso adequado e saudável.

E você, ficou surpreso com alguma curiosidade sobre o sono dos cachorros? Conta pra gente nos comentários!

Fontes:

https://www.YesPets.com.br/dicas/quantas-horas-por-dia-o-seu-cachorro-dorme

https://meusanimais.com.br/quantas-horas-dorme-um-cachorro/

https://www.thesprucepets.com/how-many-hours-a-day-do-dogs-sleep-1117319

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up