Resgatar um cachorro de rua: cuidados e responsabilidades Descubra como ajudar um peludo abandonado a encontrar um lar Por YesPets - 8 de maio de 2017

Resgatar um cachorro de rua: cuidados e responsabilidades

Resgatar um cachorro de rua: quais cuidados devo ter
Por YesPets -
8 de maio de 2017

Só quem ama muito animais como nós, sabe a dor no coração que dá ver um cachorrinho abandonado, né? Pois saiba que resgatar um cachorro de rua não é impossível nem precisa ser profissional para isso. Com cuidado, paciência e carinho, você pode sim ajudar um peludo a ganhar uma nova casa cheia de amor.
Siga estes passos para resgatar um cachorro da rua e ajude um peludo a ganhar um novo lar:

Ganhando confiança
Você não sabe pelo o que um cachorro de rua (abandonado ou perdido) já passou. Ele pode ter sido maltratado, estar doente, machucado. Isso implica em não saber qual será a reação do animal quando você se aproximar. Por isso, paciência e calma são muito importantes para o bem-estar do animal e o seu próprio.
A melhor solução é se aproximar com a boa e velha comida! Pedacinho de carne ou algo bem cheiroso e apetitoso. Jogue longe de você e deixe que o animal vá se aproximando por vontade própria. Sentar também ajuda, já que faz com que você fique em uma posição não ameaçadora para o cachorro.
Quando perceber que o animal está ganhando confiança, comendo mais perto de você, vá acariciando o peito, a barriga e, de vagar, coloque a guia no animal. Se ele resistir não insista! Se não pode ser que você não consiga mais ganhar a confiança.
Se o animal estiver machucado, cubra-o com um cobertor ou pano para poder pegá-lo no colo sem machucar ainda mais.

Lar Provisório
Quando conseguir fazer o resgate, o animalzinho vai precisar de um lar temporário. De preferência na sua casa, já que foi em você que o animal confiou. Não precisa de uma estrutura grandiosa: um quartinho ou mesmo uma área de serviço que o abrigue do frio, com água, comida e um cobertor já são suficientes para ele esperar com conforto por uma nova família.
Você pode alimentá-lo com ração ou comida caseira, como arroz, batata e legumes cozidos e carne ou frango sem ossos. Se ele ainda for muito filhotinho, ração humedecida com leite, ou apenas o leite irão alimentá-lo.

Cuidados médicos
Resgatar um cachorro da rua exige mais cuidados do que muitos imaginam. Não basta levar o animalzinho para casa e esperar que alguém o adote. Você terá que tomar algumas medidas para garantir que o bichinho seja adotado rápido e por pessoas responsáveis.
Assim que resgatá-lo, deve levá-lo ao veterinário o quanto antes. O médico veterinário vai avaliar as condições do animalzinho, pesar, ver quantos anos ele tem, tratar possíveis doenças, livrar de pulgas e carrapatos e passar todas as informações que você precisará para ajudar o cachorrinho a ser adotado.
O próximo passo é a castração. Além de a castração facilitar na adoção, você estará contribuindo para a saúde e o bem estar dos animais em geral, evitando que esse animalzinho venha a ter filhotes que sejam abandonados, como ele foi.
Sim, a castração é um procedimento caro, mas você pode procurar o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ –  da sua cidade ou clínicas veterinárias com preços populares.
Aqui em São Paulo existem dois hospitais veterinários públicos:

UNIDADE ZONA LESTE

Rua Serra de Japi, 168 – Tatuapé – São Paulo/SP

Telefone 11 29364745
UNIDADE ZONA NORTE

Avenida General Ataliba Leonel, 3194 – Parada Inglesa – São Paulo/SP

Telefone 11 2924-9815

Procura-se
Pronto! O bichinho tem comida, tem um teto, tem saúde e tem amor. Agora ele precisa de uma família permanente.
Antes de mais nada, você deve ter certeza de que o cachorrinho não estava perdido. Às vezes ele já tem uma família que está desesperada procurando por ele. Geralmente, animais que estão perdidos apresentam algumas características como um comportamento mais dócil e alguns são até mesmo adestrados e, claro, se ele tiver uma coleira essa suspeita é ainda mais forte.
Você pode perguntar pela vizinhança, no comércio local e usar, principalmente, as redes sociais e esse site aqui.

Achando uma família
O cachorrinho estava mesmo abandonado? Pois agora não está mais e é hora de encontrar uma família cheia de amor para dar.
Quando resgatar um cachorro da rua, você pode pedir ajuda para ONGs na divulgação. É indicado que ele fique na sua casa porque essas organizações estão sempre lotadas e a maioria nem recebe mais animais (já que não adiantaria de nada resgatar o animalzinho se ele ficar sofrendo em um ambiente lotado, né?). Mas eles podem te ajudar na divulgação para achar uma nova família.
Feiras de adoção também é uma ótima solução. Levar o animalzinho de banho tomado, castrado e com as vacinas em dia vão aumentar as chances de uma família sortuda achar seu novo melhor amigo peludo.
E, claro, a grande e maravilhosa internet! Divulgar na sua página do facebook e em grupos específicos (existem inúmeros) vão deixar o processo de encontrar uma família mais rápido. No mesmo site que coloquei ali em cima (este daqui) você encontra outros canais para divulgação.

Responsabilidade de resgatar um cachorro da rua
Muito importante!!! Quando resgatar um cachorro da rua, você também deve se responsabilizar para verificar se ele irá para uma família que o mereça. Muitas vezes, principalmente se for filhote, as pessoas adotam e acabam não dando o devido amor e cuidado e às vezes até abandonam novamente.
Peça indicações, verifique as reais intenções da nova família e, de preferência, não perca o contato, para poder ter certeza de que o cachorrinho está muito, muito feliz.

 

#abandono #cachorro #resgate

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies conforme nossa Política de Privacidade. Não aceito