Dermatite atópica canina: sintomas, diagnóstico e tratamento
Dermatite atópica canina: entenda essa doença e saiba como tratar o seu cachorro
A princípio, qualquer cão pode desenvolver a dermatite atópica canina, inclusive os que vivem dentro de casa.
Por YesPets -
12 de abril de 2024
Seu pet está se coçando mais do que o normal? Cuidado, pois isso pode ser mais complexo do que uma infestação de pulgas. Esse pode ser um caso de dermatite atópica canina, um problema alérgico comum, mas de difícil diagnóstico. Por isso, conheça neste post os principais cuidados e sintomas dessa enfermidade!
O que é a dermatite atópica canina?
A dermatite atópica canina é uma inflamação crônica, causada por uma desordem cutânea, provocada por agentes alérgenos que podem variar desde ácaros, poeira e até alimentos.
Os quadros de dermatite atópica canina, geralmente, começam a aparecer quando o cão ainda é jovem, entre os seis meses e três anos. Esse distúrbio cutâneo não é raro e atinge 15% dos cães, sendo o segundo processo alérgico mais frequente, perdendo apenas para a dermatite alérgica à picada de pulga.
A princípio, qualquer cão pode desenvolver a dermatite atópica canina, inclusive os que vivem dentro de casa, já que a maioria dos agentes alérgenos estão nesse ambiente.
Causas da dermatite atópica em cachorro
Descobrir a causa exata da dermatite atópica em cachorro pode ser um desafio, já que existem diversos possíveis agentes alérgenos. Geralmente, os principais causadores são: pólen, ácaros e fungos.
A Dermatite Atópica é causada por uma predisposição genética. Alguns cães podem nascer com a barreira cutânea mais frágil, que permite a entrada dos alérgenos no organismo. Já outros, nascem com uma falha na resposta imune, que responde exageradamente aos alérgenos.
Raças predispostas
Qualquer cachorro pode sofrer de dermatite atópica, mas por ser uma enfermidade de origem genética, algumas raças são mais predispostas. Entre elas estão:
Golden Retriever;
Boxer;
Setter Inglês;
Labrador;
Schnauzer Miniatura;
Pastor Belga;
Shar Pei;
West Highland White Terrier;
Terrier escocês;
Setter Irlandês;
Boston Terrier;
Poodle;
Doberman;
Lhasa Apso;
Shih Tzu;
Fox Terrier de Pelo Duro;
Dálmata;
Pug;
Buldogue Inglês;
Yorkshire;
Dachshund;
Pastor Alemão;
Cocker Spaniel Inglês.
Dermatite atópica canina: principais sintomas
Os sintomas da dermatite atópica canina podem ser leves no começo e, ao longo dos anos, irem se agravando. Além disso, é possível que esses sinais sejam mais fortes em determinadas épocas do ano, principalmente no verão, por conta das altas temperaturas.
Apesar de alguns cães terem sintomas sazonais, outros apresentam durante todo o ano, o que pode significar que o cão sofre de uma dermatite atópica crônica.
Os principais sinais são derivados da coceira, o que, inicialmente, pode não evidenciar tanto a enfermidade, que pode ser confundida com outros problemas, como a presença de ectoparasitas, estresse e ansiedade. Entre os principais sintomas de dermatite atópica canina estão:
Coceira;
Vermelhidão;
Lesões e manchas na pele;
Alopecia (falhas no pelo);
Otite externa;
Hiperpigmentação na pele;
Descamação;
lambedura excessiva nas patas e no abdômen.
Caso os sintomas não sejam tratados, eles podem evoluir para outros problemas, como infecções bacterianas.
Vale destacar que as regiões corporais mais afetadas pela dermatite atópica canina são:
Virilha;
Coxas;
Abdômen;
Patas da frente;
Orelhas;
Face;
Barriga.
Como é feito o diagnóstico
Não é simples diagnosticar a dermatite atópica canina, já que, como vimos, o principal sinal é a coceira, um sintoma comum em várias outras enfermidades. Por isso, o diagnóstico, geralmente, não é feito logo na primeira consulta.
É preciso realizar uma boa investigação, por isso, é necessário que seja feito uma detalhada anamnese (entrevista) e exames. Assim, o médico-veterinário consegue analisar e eliminar suspeitas de outras doenças.
Entre os exames que podem ser usados para diagnosticar a dermatite atópica canina estão:
Biópsia de pele;
Raspado de pele e culturas;
Teste de Imunoglobulina E – IgE Total;
Teste intradérmico.
Caso os sintomas do cão não sejam sazonais, é possível que o médico-veterinário faça um teste de eliminação, que consiste na adoção de uma dieta hipoalergênica para descobrir se a alergia do pet é relacionada a ração ou não.
Durante um determinado período o pet irá se alimentar somente de ração hipoalergênica. Se os sintomas persistirem, é excluída a possibilidade do cachorro ter alergia alimentar, o que leva o profissional a ter mais certeza da dermatite atópica canina.
Dermatite atópica em cachorro tem cura?
A dermatite atópica em cachorro não tem cura, mas é possível tratar os sintomas para garantir mais qualidade de vida e bem-estar para o pet. O tratamento deve ser feito ao longo de toda a sua vida, e consiste no uso de antialérgicos (anti-histamínicos), antibióticos(para tratar infecções), dieta com rações medicamentosas hipoalergênicas, shampoos especiais e administração de suplementos.
Dermatite atópica em cachorro: como tratar?
O tratamento da dermatite atópica em cachorro é feito em duas etapas: a inicial, que visa tratar os sintomas, e posterior, que consiste em controlar a doença.
É importante lembrar que o tratamento, ao longo de toda a vida do pet, deve ser feito com o acompanhamento de um médico-veterinário. O profissional irá analisar possíveis alterações no quadro de saúde do cão e se é necessário alterar a abordagem utilizada para tratá-lo.
Como ajudar o seu cão no controle da dermatite atópica
Para cuidar do seu cachorro com dermatite atópica, existem algumas dicas que podem ajudar. Uma boa pedida, é sempre manter o ambiente limpo para evitar o acúmulo de pó, bolores e outros possíveis alérgenos. A higiene também se estende para o local que o seu pet dorme – caminhas e tapetes, por exemplo.
Também lembre-se de administrar corretamente o uso de antipulgas e carrapatos para evitar possíveis problemas e doenças que possam agravar a dermatite do seu cachorro.
Existe forma de prevenção?
Como a dermatite atópica em cachorro é devido a causas genéticas, não existe forma de prevenção. O que se pode prevenir são os surtos de alergia nos cães que sofrem dessa doença.
Trate a dermatite atópica canina com o Plano de Saúde da Pet!
Quem tem um cachorro com dermatite atópica precisa conhecer o Plano de Saúde da Pet, pois com ele o tratamento pode ser bem mais simples. Com o convênio pet o seu cão tem acesso a diversas clínicas, hospitais veterinários, laboratórios e pet shops, que contam com equipamentos, serviços e profissionais de alta qualidade, prontos para auxiliarem o seu bichinho da melhor forma.
Simplifique o cuidado do seu pet, contrate hoje mesmo o Plano de Saúde da Pet e garanta ainda mais proteção!
#alergia #cachorro #dermatite-atopica #dermatite-atopica-canina #saude
Deixe um comentário
Receitas relacionadas