Melhore a qualidade de vida do seu pet com a Fisioterapia Veterinária: entenda os benefícios e modalidades para tratamento e reabilitação!

Melhore a qualidade de vida do seu pet com a Fisioterapia Veterinária: entenda os benefícios e modalidades para tratamento e reabilitação!

Fisioterapia Veterinária e seus benefícios na vida do pet
Saiba os inúmeros benefícios da fisioterapia veterinária para a saúde e bem-estar do seu pet, além de entender em quais situações é indicada!

Por Andréia Regeni -
16 de janeiro de 2024

Conheça os benefícios da Fisioterapia Veterinária e entenda sua importância 
A fisioterapia veterinária, assim como a aplicada em humanos, utiliza o agente físico como premissa de tratamento. Vamos analisar aqui o que esta vertente da medicina é capaz de propor aos pets, quais suas modalidades, finalidades e, em quais casos podemos utilizá-la como tratamento.

O que é a Fisioterapia Veterinária? 
A fisioterapia veterinária é uma grande conquista da medicina especializada em animais. Tratamentos preventivos e de reabilitação hoje são realizados graças ao avanço da ciência.
A fisioterapia pet é uma prática que usa o meio físico (fisio) como tratamento. A partir de uma análise das condições do pet, será possível compreender qual modalidade terapêutica é a mais adequada.
Ela se propõe a atender casos relacionados a traumas, fraturas, lesões,outras enfermidades ortopédicas, neurológicas, obesidade, paresia e paralisia, problemas posturais, além de ajudar na prevenção de doenças degenerativas, no alívio de dores agudas ou crônicas e na recuperação pós operatória.

Reabilitação animal: saiba quando é indicada a Fisioterapia Pet 
A partir de uma avaliação de um médico veterinário clínico e de um fisioterapeuta, o pet será encaminhado para a realização do tratamento adequado a sua condição. Entre os quadros mais comuns de reabilitação animal, estão os seguintes:

Rupturas e luxações

Artrite e artrose

Problemas de coluna

Obesidade

Atrofias, contraturas e rigidez muscular ou articular

Pós-operatório

Paralisia ou paresia

Assimetrias

Animais idosos

Melhora do condicionamento físico

Os benefícios da Fisioterapia Animal tornam o dia a dia do seu pet muito melhor
A fisioterapia animal é capaz de promover uma recuperação mais veloz e eficaz de traumas, lesões e pós-operatórios. Ela proporciona melhorias do tônus muscular, nervos periféricos, aumenta a amplitude de movimento, é capaz de acelerar a regeneração neuronal e óssea, melhora a capacidade de expansão pulmonar, entre outros benefícios.

Fisioterapia para cachorros: relaxamento e alívio das dores
A fisioterapia para cachorros oferece uma série de benefícios para o pet de uma maneira não invasiva, que pode ser feita através de diversas modalidades, de acordo com a necessidade de cada caso. 
O tratamento é capaz de ativar processos metabólicos, diminuir processos inflamatórios, reduzir o risco de lesões, aliviar dores de causas diversas, remover inchaço do tecido, fortalecer o sistema imunológico, promover o aumento do fluxo sanguíneo e linfático, melhorar a locomoção, e, consequentemente, promover a sensação de bem-estar e relaxamento! 

Fisioterapia para gatos: maior qualidade de vida
A fisioterapia para gatos é benéfica tanto para fins preventivos quanto para tratamentos de enfermidades já existentes. As sessões de fisioterapia são capazes de deixar o pet mais sociável, confiante, além de promover  a sensação de tranquilidade.
Ao aderir à fisioterapia, quando indicado por um médico veterinário, o seu bichano dará um salto no quesito ganho de maior qualidade de vida. A fisioterapia para os felinos é indicada para o tratamento de doenças crônicas, alívio de dores, problemas musculares e posturais, estomatites, osteoartrite, constipação e reabilitação pós-traumas. 

Confira os principais métodos de Fisioterapia Veterinária 
Massoterapia
Método realizado por meio de massagens, esta modalidade se propõe a aliviar dores e tensões. A massoterapia auxilia no aumento da circulação sanguínea, na oxigenação, e no aumento da drenagem linfática e venosa, promovendo assim, uma sensação de alívio e recuperação das funções musculares.
Quiropraxia
Também manual, esta terapia consiste em trazer melhoria de qualidade de vida – ela cuida das funções articulares. O foco do tratamento visa o cuidado principalmente da coluna vertebral.
Ozônioterapia
Esta modalidade tem como o gás ozônio seu agente terapêutico, indicado para tratamentos de diversas patologias. A substância tem ação antioxidante e promove a liberação de oxigênio para as células.
Hidroterapia e Natação
Esta modalidade se dá por meio do uso de piscinas ou esteiras aquáticas. A hidroterapia e a natação são ideias para a prática de exercícios de baixo impacto, trazendo maior conforto ao animal ao se movimentar. Elas ajudam no fortalecimento muscular, aliviam dores nas articulações e ajudam a combater a obesidade.
Acupuntura
Através do uso de agulhas em pontos específicos, esta terapia auxilia no alívio de dores e na melhoria do equilíbrio muscular, proporcionando melhor qualidade de vida e sensação de bem-estar.
Eletroterapia
Esta terapia tem como principal função a reestruturação dos tecidos e tratamentos de processos inflamatórios, como os das articulações. A eletroterapia é bastante utilizada também em casos ortopédicos, auxiliando a recuperação pós cirúrgica.
Crioterapia
A crioterapia se dá através da aplicação de bolsas de gelo nas regiões musculoesqueléticas  do animal. Ela tem como função minimizar traumas relacionados a lesões, hemorragias, edemas, espasmos musculares, entre outros desconfortos. Indicada para pacientes que sofreram traumas agudos e como tratamento pós operatório. 
Agora que você já sabe tudo sobre Fisioterapia Veterinária, precisa conhecer os benefícios do Plano de Saúde Pet da Pet! 
Agilize as consultas, exames e terapias para o seu pet! Temos o nosso Plano de Saúde Pet – já somos o maior plano de saúde para pets do Brasil! Entenda como funciona e escolha hoje mesmo um plano que caiba no seu orçamento!

#fisioterapia #fisioterapia animal #fisioterapia pet #fisioterapia veterinária

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up