Petlove lança #AlegriaNaSuaCasa para compartilhar histórias de pais com seus pets e dicas para a chegada de bebês.
Pet lança a #AlegriaNaSuaCasa para contar momentos marcantes de pais com os seus pets
Por YesPets -
27 de janeiro de 2020
Quem acompanha o Instagram da Pet notou que a partir desse mês a gente passou a utilizar a #AlegriaNaSuaCasa pra compartilhar histórias marcantes de alegria e aprendizados dos pais com seus pets – o que? Você ainda não segue a gente no Insta? Então, faça o favor de clicar aqui agora para acompanhar nossas postagens
A história mais recente publicada, conta como está sendo o processo de adaptação do Vira-Lata Toddy com o recém-chegado bebê Benjamin. Veja o relato da mamãe orgulhosa:
“Todos os momentos com nossos filhotes são especiais, não tem nada melhor do que ser recebido com todo amor pelos peludos. Mas nenhum se compara ao dia que eles conheceram o novo irmão humano: nosso Benjamin. Foi amor à primeira vista… agora eles sempre acompanham o caçula por onde vai, seja no carrinho, ou no nosso colo, eles sempre estão no mesmo cômodo que o bebê, vigiando, cheirando, brincando e até dormindo do ladinho do irmãozinho. Agora nossa família está completa e cada dia é uma nova alegria! “?
Diz se não é o tipo de relato que deixa o humor da gente mais leve?! Se você tem uma história tudo a ver com a #AlegriaNaSuaCasa, envia pra gente + uma foto pro e-mail: [email protected].
Depois de ler o depoimento acima, surgiu uma dúvida por aqui: mas o que fazer para facilitar o entrosamento e a socialização entre pet e bebês?
Então, a gente foi atrás de respostas, conversou com a Médica Veterinária Bruna Bons, Especialista em Comportamento Animal e Professora na Famesp, e agora conta tudo pra você ficar por dentro, compartilhar ou até mesmo seguir as dicas se porventura um herdeiro(a) resolver aparecer ?
Planejamento e rotina
Os pais, principalmente de primeira viagem, ficam ansiosos e inseguros em saber como será o comportamento do animal com a chegada do novo integrante na família. A Dra. Bruna conta que como quase tudo na vida, o importante é ter um planejamento e pensar no pet desde a gestação. “Por exemplo, a pessoa tem um cachorro e acostuma ele a dormir num quarto, mas na cabeça dela quando o bebê chegar o cão será retirado de lá”. Isso é um erro, pois o pet vai lidar muito melhor com a socialização se a rotina dele não mudar tanto.
Um bom “plano pós-parto” é feito quando o casal se prepara para dividir as tarefas e os momentos de atenção com o bichinho. Por exemplo, quem vai levar para passear? Dar banho? Colocar e retirar a ração etc.? Das compras pro peludinho a gente não precisa falar, afinal, com a Assinatura Pet você escolhe tudo o que o pet precisa e recebe sem estresse na sua casa – e ainda te dá mais tempo pra dar conta das outras coisas.
Amor dividido
“A mãe ama igual todos os filhos” é uma frase que a gente já ouviu bastante e ela precisa valer nessa ocasião também. Não é porque o filho(a) chegou que o outro filho, o de quatro patas, vai ficar pra escanteio, não é mesmo? Pelo contrário, deixe o cão ou o gatinho curtir o novo integrante da família também, isso ajudará muito na socialização. Nada de ficar escondendo o bebê, faça com que o pet perceba o quanto é positivo a presença de um ser tão pequenino. Mamãe, que tal aproveitar os momentos de amamentação para também oferecer um carinho ou um petisco para o bichano? Assim, por mais, territorialista que o animal seja, ele aprenderá que é recompensadora a presença desse ser gracioso e choroso.
Mas e quando o pet chega depois do bebê?
Como é sabido, os filhotes são mais fáceis de serem socializados, pois, assim como os bebês (afinal, eles também são um rs), eles estão formando seu temperamento e, dada a devida atenção, se tornarão os melhores amigos do caçula da família.
No caso do cachorro já ser adulto, vale uma pesquisa pra saber se a raça desejada leva jeito com crianças – se seu interesse é por cachorro, vale conferir a matéria que a gente publicou recentemente sobre os caninos mais amigos dos pequeninos. Mas isso só não basta, é preciso conhecer bem o temperamento do pet antes de trazê-lo pra dentro de casa.
A doutora Bruna dá a melhor dica possível: “Não existe uma receita de bolo, mas existe a necessidade de um olhar individual tanto para a criança quanto para o animal”. Que tal procurar ajuda de um especialista no assunto pra ajudar na adaptação?
Dicas valiosas
– Leve roupas do bebê direto da maternidade para que o seu pet possa cheirar e ter um “spoiler” do novo integrante da família.
– Usar feromônios para facilitar a adaptação: Feliway para os gatos e Adaptil para os cães.
– Não fazer mudanças drásticas na rotina do animal.
– Convidar o bichinho para os momentos “família reunida”.
– Peça ajuda de especialistas.
Por último, a recomendação de sempre: toda interação entre pet e bebês deve ser supervisionada, afinal, mesmo nas brincadeiras, um pode acabar machucando o outro.
#cachorro #gato
Deixe um comentário
Receitas relacionadas